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dc.contributor.advisorFeger, José Elmarpt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Andrépt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Gestão da Qualidadept_BR
dc.date.accessioned2017-10-09T21:33:44Z
dc.date.available2017-10-09T21:33:44Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46928
dc.descriptionOrientador : José Elmar Fegerpt_BR
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo do estudo envolve a criação e a análise de um indicador de competências para o processo de ensino do Curso Superior em Gestão da Qualidade da Universidade Federal do Paraná, que está em busca da certificação ISO 9001:2008. Com a criação desse indicador se torna possível avaliar o desempenho do processo. Para tanto se fez necessária uma exploração dos temas de qualidade em serviços, competências e indicadores, além de investigar com atenção quais são os requisitos do Ministério da Educação para o ensino tecnológico, quais são as competências listadas pela Classificação Brasileira de Ocupações e desejadas pelos profissionais de recursos humanos das empresas que contratam os egressos do referido curso. De posse de tais informações nas mãos foi desenhado e validado um modelo de avaliação no modelo rubrica. Após os testes iniciais foi realizada uma revisão crítica e melhoria do instrumento, o qual foi aplicado para os alunos formandos do curso e seus gestores, em uma avaliação 180º. Algumas das competências identificadas foram: conhecer e aplicar as ferramentas clássicas da qualidade, como Pareto, 5 Porque, 5W2H e Ishikawa, conhecer e aplicar normas técnicas tais como as séries ISO 9000, 14000 e 18000, além de competências sociais como trabalho em equipe, postura ética e a busca constante por aprendizado. O resultado de tal avaliação é o indicador de percepção de competências, além disso o modelo traz a percepção de vários itens do curso, que podem ser analisados individualmente quanto mais o curso busca a melhoria continua. Como desfecho da primeira onda de medições identificamos um resultado médio, pois em uma escala de 0 a 100 as notas dos gestores e alunos foram 73,99 e 68,44 respectivamente, existindo uma boa margem de melhoria principalmente em itens como: ISO 14000 e 18000, Seis Sigma e MASPpt_BR
dc.format.extent23 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectCompetencia - Educaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008pt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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