• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Tecnologia em Gestão da Qualidade
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Tecnologia em Gestão da Qualidade
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC-Andre Camargo - CD.pdf (465.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Camargo, André
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O objetivo do estudo envolve a criação e a análise de um indicador de competências para o processo de ensino do Curso Superior em Gestão da Qualidade da Universidade Federal do Paraná, que está em busca da certificação ISO 9001:2008. Com a criação desse indicador se torna possível avaliar o desempenho do processo. Para tanto se fez necessária uma exploração dos temas de qualidade em serviços, competências e indicadores, além de investigar com atenção quais são os requisitos do Ministério da Educação para o ensino tecnológico, quais são as competências listadas pela Classificação Brasileira de Ocupações e desejadas pelos profissionais de recursos humanos das empresas que contratam os egressos do referido curso. De posse de tais informações nas mãos foi desenhado e validado um modelo de avaliação no modelo rubrica. Após os testes iniciais foi realizada uma revisão crítica e melhoria do instrumento, o qual foi aplicado para os alunos formandos do curso e seus gestores, em uma avaliação 180º. Algumas das competências identificadas foram: conhecer e aplicar as ferramentas clássicas da qualidade, como Pareto, 5 Porque, 5W2H e Ishikawa, conhecer e aplicar normas técnicas tais como as séries ISO 9000, 14000 e 18000, além de competências sociais como trabalho em equipe, postura ética e a busca constante por aprendizado. O resultado de tal avaliação é o indicador de percepção de competências, além disso o modelo traz a percepção de vários itens do curso, que podem ser analisados individualmente quanto mais o curso busca a melhoria continua. Como desfecho da primeira onda de medições identificamos um resultado médio, pois em uma escala de 0 a 100 as notas dos gestores e alunos foram 73,99 e 68,44 respectivamente, existindo uma boa margem de melhoria principalmente em itens como: ISO 14000 e 18000, Seis Sigma e MASP
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/46928
    Collections
    • Tecnologia em Gestão da Qualidade [30]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV