dc.contributor.advisor | Cestari, Marta Margarete, 1959- | pt_BR |
dc.contributor.author | Claudino, Sandra Elizabete dos Santos Araujo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-03T13:10:55Z | |
dc.date.available | 2018-01-03T13:10:55Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/46924 | |
dc.description | Orientador : Marta Margarete Cestari. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Ensino a Distância. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Ensinar atualmente é visto como uma nova dimensão, em virtude do mundo digital. A forma tradicional de ensinar através do ler, escrever, e resolver atividades deu lugar a novos pressupostos, pois nossos alunos já fazem uso de computadores, mesmo antes de saber ler e escrever. Criar um gancho entre este interesse natural pelo computador mais especificamente pela Internet com o conhecimento empírico propriamente dito será interessante para o professor, no sentido de direcionar atividades prazerosas proporcionadas pelo Facebook para conhecimento desenvolvido no espaço escolar. Neste, sentido, o objetivo deste trabalho é utilizar a mídia Internet e o Facebook para despertar o interesse e fixar os conhecimentos nas aulas de genética. Para alcançar os objetivos primeiramente realizou-se uma revisão bibliográfica que abordassem o tema, Novas Tecnologia e educação. Além disto, foi descrito uma experiência com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola da cidade de Londrina, no estado do Paraná que utilizaram a mídia Internet e o facebook para fixarem os conhecimentos de genética durante o ano letivo de 2013. Com isto, a Internet e o Facebook proporcionaram um novo impulso à socialização do conhecimento, que tem como pressuposto básico a interatividade entre tecnologia e educação. Estas ferramentas, no caso, a Internet e o Facebook exerceram o papel de facilitadoras do processo educativo a partir do momento, que tornaram parte integrante deste projeto, pois todo seu potencial incrementou as propostas pedagógicas, atuando como ferramenta do professor e, principalmente, tornando atraente o ambiente educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Internet na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação - Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Aprendendo genética com o Facebook | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |