dc.contributor.advisor | Souza, Adriana Teles de | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Wilmara Rocha Eleotério | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T19:37:20Z | |
dc.date.available | 2019-05-29T19:37:20Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46905 | |
dc.description | Orientador : Adriana Teles de Souza | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo deste artigo propõe uma reflexão sobre as contribuições da mediação pedagógica, bem como o papel do coordenador pedagógico na formação de professores em linguagem literária. A abordagem teórica utilizada foi a Histórico-Cultural e para tanto os estudos de Vygotsky (1984). Para a produção dos dados foi utilizada a técnica de grupos focais, com base nas orientações de Gatti (2005) e, ainda para análise dos dados da pesquisa foi utilizada a proposta metodológica de construção e análise de Núcleos de Significação proposta por Aguiar e Ozella (2013) e a sua relação com a questão do pensamento e da linguagem em Vygotsky (1987). O texto esta estruturado com a apresentação da trajetória percorrida na mediação pedagógica por meio da linguagem literária, o papel do coordenador pedagógico, o percurso metodológico, dados coletados, e as considerações a que chegamos após estudo e pesquisa. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação - Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Mediação pedagógica : o papel do coordenador pedagógico na formação de professores em linguagem literária | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |