• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O papel da coordenação pedagógica na perspectiva de uma educação de qualidade

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ZILDA DOS SANTOS KURITZA.pdf (878.7Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Kuritza, Zilda dos Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo tem como objetivo compreender os sentidos e os significados do Papel da Coordenação Pedagógica na perspectiva de uma Educação de Qualidade, o qual se consolida por meio de documentos como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (2008), e o Currículo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Maringá (2012), documentos que expressam o papel do coordenador pedagógico. Os referenciais teóricos são o ponto de partida, propiciando ir do senso comum, ao senso crítico, por meio das concepções de Freire (1982,1989,1991,1997, 2000, 2001, 2006, 2007) e de Vigotsky (1991, 2000, 2001). Assim, ratificam a ação pedagógica como elemento histórico cultural e instrumento de produção de conhecimento, de desenvolvimento do pensamento. O texto foi organizado em três partes. Primeiro, apresentam-se reflexões sobre o Papel da Coordenação Pedagógica rumo à educação de qualidade. Em seguida, apresenta-se a análise dos dados do Grupo Focal como instrumento de pesquisa e, por fim, sob a luz da fundamentação teórica, analisam-se os dados coletados no Grupo Focal destacandose a realidade escolar a partir dos pré-indicadores, indicadores e Núcleos de Significação de forma a compreender o Papel da Coordenação Pedagógica e a educação de qualidade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/46902
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV