Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalzoto, Patricia do Rociopt_BR
dc.contributor.authorRossasi, Lucilei Bodanezept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-02T17:05:25Z
dc.date.available2018-01-02T17:05:25Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46865
dc.descriptionOrientador : Patricia do Rocio Dalzoto.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Ensino a Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O estudo e compreensão da genética molecular pressupõem alguns pré-requisitos que nem sempre são abordados na educação básica, especialmente no ensino médio. O livro didático ainda representa o principal recurso utilizado pelo professor em suas aulas. Com o intuito de conhecer e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da biologia molecular, no nível médio, decidiu-se avaliar algumas coleções de livros didáticos. Foram selecionadas duas coleções, adotadas pelos professores da rede pública estadual do Paraná, na jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu/PR, as quais foram analisadas sob os seguintes aspectos: se os livros apresentam sessões com textos interdisciplinares abordando a genética molecular, quais termos são citados pelos autores, se são específicos ou gerais em genética e, ainda, se o nível de compreensão dos conceitos vai exigindo, dos estudantes, aprofundamento nos conteúdos ao londo do ensino médio. Para isso analisou-se 71 textos, distribuídos nos seis volumes (3 de cada coleção). Ficou evidente que os livros didáticos analisados abordam, de forma sutil, conteúdos e conceitos da genética molecular. Tal situação serve para reforçar quão necessária é reconhecer o Ensino Médio como etapa final da educação básica e, portanto, investir mais nesta fase, principalmente nos conteúdos e conhecimentos científicos. A superficialidade do ensino médio dificulta o acesso à universidade e consequentemente a formação plena de futuros profissionais e pesquisadores.pt_BR
dc.format.extent39 p. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectBiologia molecularpt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectLivros didaticos - Ensino médiopt_BR
dc.titleAbordagem da genética molecular nos livros didáticos para o ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples