dc.contributor.advisor | Dalzoto, Patricia do Rocio | pt_BR |
dc.contributor.author | Rossasi, Lucilei Bodaneze | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-02T17:05:25Z | |
dc.date.available | 2018-01-02T17:05:25Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/46865 | |
dc.description | Orientador : Patricia do Rocio Dalzoto. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Ensino a Distância. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O estudo e compreensão da genética molecular pressupõem alguns pré-requisitos que nem sempre são abordados na educação básica, especialmente no ensino médio. O livro didático ainda representa o principal recurso utilizado pelo professor em suas aulas. Com o intuito de conhecer e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da biologia molecular, no nível médio, decidiu-se avaliar algumas coleções de livros didáticos. Foram selecionadas duas coleções, adotadas pelos professores da rede pública estadual do Paraná, na jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu/PR, as quais foram analisadas sob os seguintes aspectos: se os livros apresentam sessões com textos interdisciplinares abordando a genética molecular, quais termos são citados pelos autores, se são específicos ou gerais em genética e, ainda, se o nível de compreensão dos conceitos vai exigindo, dos estudantes, aprofundamento nos conteúdos ao londo do ensino médio. Para isso analisou-se 71 textos, distribuídos nos seis volumes (3 de cada coleção). Ficou evidente que os livros didáticos analisados abordam, de forma sutil, conteúdos e conceitos da genética molecular. Tal situação serve para reforçar quão necessária é reconhecer o Ensino Médio como etapa final da educação básica e, portanto, investir mais nesta fase, principalmente nos conteúdos e conhecimentos científicos. A superficialidade do ensino médio dificulta o acesso à universidade e consequentemente a formação plena de futuros profissionais e pesquisadores. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 p. : il., grafs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Biologia molecular | pt_BR |
dc.subject | Biologia (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Livros didaticos - Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Abordagem da genética molecular nos livros didáticos para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |