• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Abordagem da genética molecular nos livros didáticos para o ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LUCILEI BODANEZE ROSSASI.pdf (1.185Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Rossasi, Lucilei Bodaneze
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O estudo e compreensão da genética molecular pressupõem alguns pré-requisitos que nem sempre são abordados na educação básica, especialmente no ensino médio. O livro didático ainda representa o principal recurso utilizado pelo professor em suas aulas. Com o intuito de conhecer e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da biologia molecular, no nível médio, decidiu-se avaliar algumas coleções de livros didáticos. Foram selecionadas duas coleções, adotadas pelos professores da rede pública estadual do Paraná, na jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu/PR, as quais foram analisadas sob os seguintes aspectos: se os livros apresentam sessões com textos interdisciplinares abordando a genética molecular, quais termos são citados pelos autores, se são específicos ou gerais em genética e, ainda, se o nível de compreensão dos conceitos vai exigindo, dos estudantes, aprofundamento nos conteúdos ao londo do ensino médio. Para isso analisou-se 71 textos, distribuídos nos seis volumes (3 de cada coleção). Ficou evidente que os livros didáticos analisados abordam, de forma sutil, conteúdos e conceitos da genética molecular. Tal situação serve para reforçar quão necessária é reconhecer o Ensino Médio como etapa final da educação básica e, portanto, investir mais nesta fase, principalmente nos conteúdos e conhecimentos científicos. A superficialidade do ensino médio dificulta o acesso à universidade e consequentemente a formação plena de futuros profissionais e pesquisadores.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/46865
    Collections
    • Genética para professores do ensino médio [133]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV