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    Proposta de criação do Parque Recanto das Águas em Cascavel

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    R - E - FERNANDA DA SILVA CARDOSO.PDF (1.818Mb)
    Data
    2010
    Autor
    Cardoso, Fernanda da Silva
    Metadata
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    Resumo
    A degradação ambiental deste planeta aumentou proporcionalmente ao crescimento da populagdo mundial e, considerando o sistema de desenvolvimento utilizado, os prejuizos devem aumentar ainda mais. Com o objetivo inicial de solucionar problemas de planejamento urbano, o conceito de parques lineares surgiu no século XX e evoluiu com a influéncia de outros conceitos, como o de greenbelts. Dentre as diversas definições, em geral, são áreas lineares com relevancia para a conservação e preservação dos recursos naturais, preocupando-se principalmente com os recursos hidricos. Em busca da melhoria da qualidade de vida da população e garantir a preservação ambiental, a criação do Parque Recanto das Aguas servirá como instrumento de aproximação entre os visitantes e o meio ambiente, através de atividades lúdicas de educação ambiental, cidadania, culturais e pesquisas cientificas. A área escolhida é publica e tem grande importância para a ampliação da quantidade de áreas verdes conservadas em Cascavel. Os trabalhos serão iniciados por um diagnóstico dos fatores do meio abiótico, biótico, sócio-econômico, ambiental e o potencial do uso público do parque por uma equipe multidisciplinar e estabelecer uma relação entre o parque e a população do entorno. Na segunda etapa, deverá ser elaborado o zoneamento da área limitando a área de uso público da área com relevância para a conservação e, em seguida, a elaboração do plano de manejo visando adequar as irregularidades e permitir seu uso sustentável. Dentre as atividades a serem desenvolvidas na terceira etapa da implantação do parque é possivel destacar a elaboração e execução de programas de educação ambiental e comunicação social ampla para estudantes, turistas, moradores de Cascavel e dos municipios vizinhos, orientar e estimular a produção de atividades e pesquisas científicas nos diferentes niveis de ensino e proporcionar atividades de lazer à população do entorno, com atividades esportivas e recreativas, além da utilização contemplativa. O monitoramento das mudanças e avaliação dos resultados séra feito através de elaboração de relatórios, num âmbito mais técnico, e de entrevista aos visitantes, para descobrir os pontos a serem melhorados para satisfação do público.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/46661
    Collections
    • MBA em gestão ambiental [368]

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