dc.contributor.author | Lyznik Junior, Eugenio | pt_BR |
dc.contributor.other | Ikeda, Angela Cristina | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-05T20:42:16Z | |
dc.date.available | 2019-04-05T20:42:16Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46653 | |
dc.description | Orientadora : Drª. Angela Ikeda | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : É sabido que os conteúdos de genética permeiam constantemente a mídia, em
função disto conceitos importantes são tratados de forma generalista e superficial.
Com esta profusão de conceitos transmitidos equivocadamente, o professor de
biologia deve buscar alternativas e maneiras de fundamentar os conteúdos evitando
generalidades e senso comum. Os jogos didáticos e interativos constituem
metodologia diferenciada para o ensino de genética. É possível encontrar grande
gama de propostas metodológicas, cada uma possui prós e contras, cabendo ao
professor selecionar os materiais que melhor se adaptem a realidade e ao cotidiano
escolar. Estas devem contribuir para a fundamentação teórica e assimilação de
conteúdos historicamente construídos de forma correta pelos estudantes. Preparamse
assim estes indivíduos para posicionarem-se frente aos avanços científicos com
embasamento teórico adequado. Dentro desse panorama, são apresentadas cinco
propostas metodológicas aplicadas em turmas do ensino médio. É possível
constatar a eficácia das novas metodologias, por meio da comparação entre o
desempenho de turmas de terceiro ano do ensino médio. Isso comprova que novas
tecnologias e metodologias devem ser incorporadas à prática pedagógica cotidiana. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 p. : il. algumas color., grafs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.title | Aplicaçãode atividades em ambiente virtual e alternativas didáticas para ensino de genética | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |