Aplicaçãode atividades em ambiente virtual e alternativas didáticas para ensino de genética
Resumo
Resumo : É sabido que os conteúdos de genética permeiam constantemente a mídia, em
função disto conceitos importantes são tratados de forma generalista e superficial.
Com esta profusão de conceitos transmitidos equivocadamente, o professor de
biologia deve buscar alternativas e maneiras de fundamentar os conteúdos evitando
generalidades e senso comum. Os jogos didáticos e interativos constituem
metodologia diferenciada para o ensino de genética. É possível encontrar grande
gama de propostas metodológicas, cada uma possui prós e contras, cabendo ao
professor selecionar os materiais que melhor se adaptem a realidade e ao cotidiano
escolar. Estas devem contribuir para a fundamentação teórica e assimilação de
conteúdos historicamente construídos de forma correta pelos estudantes. Preparamse
assim estes indivíduos para posicionarem-se frente aos avanços científicos com
embasamento teórico adequado. Dentro desse panorama, são apresentadas cinco
propostas metodológicas aplicadas em turmas do ensino médio. É possível
constatar a eficácia das novas metodologias, por meio da comparação entre o
desempenho de turmas de terceiro ano do ensino médio. Isso comprova que novas
tecnologias e metodologias devem ser incorporadas à prática pedagógica cotidiana.