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dc.contributor.advisorCamargo, Camila, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Anna Kelly Diaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Finançaspt_BR
dc.date.accessioned2018-01-31T13:07:19Z
dc.date.available2018-01-31T13:07:19Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46617
dc.descriptionOrientadora : Camila Camargopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em MBA em Finançaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho é mensurar a influência das variáveis operacionais, como volume de operações e gastos sobre a receita operacional de uma empresa do setor de representação comercial de compra e venda de madeira. O referencial teórico foi elaborado para conceituar as variáveis utilizadas no artigo e optou-se por utilizar as relações custo/volume/lucro conduzido ao modelo de decisão da margem de contribuição (MC). Os dados da pesquisa, caracterizada como exploratória e descritiva, foram obtidos por meio de análise de dados secundários - plano de contas e planilhas - fornecido pela empresa. Observaram-se as variáveis independentes (custo fixo e variável, despesa fixa e variável, volumetria de madeira e valor da mercadoria) sobre a variável dependente (receita operacional) com a utilização de modelo estatístico de regressão, correlação de Spearman e modelo de Simulação de Monte Carlo. Após análise dos dados constatou-se que a receita operacional da empresa é correlacionada diretamente e apenas com gasto variável, tanto do mercado interno, quanto externo e que a empresa apresenta probabilidade de aproximadamente 30% de atingir margem de contribuição superior a R$ 10.000,00 do mercado interno e consequentemente absorver os gastos fixos da empresa ocasionando lucro. Já a análise conjunta dos mercados, interno e externo, evidencia probabilidade de aproximadamente 5% de atingir lucro. Assim, as conclusões do estudo apontam que receita e gastos variáveis possuem correlação positiva e significativa, ou seja, quanto maior a receita do mercado maior o gasto. E surpreendentemente, as variáveis operacionais da empresa apresentaram resultado não significativo na associação com receita. Vale ressaltar, por fim, a limitação sofrida na elaboração do trabalho em razão da quantidade de meses disponível para análise da pesquisa - 27meses - e que impossibilitou uma apuração mais concretapt_BR
dc.format.extent20 p : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectOrçamentopt_BR
dc.subjectControle de custopt_BR
dc.subjectLucrospt_BR
dc.subjectMetodo de Monte Carlopt_BR
dc.subjectMadeira - Comérciopt_BR
dc.titleRelação entre operações e desempenho : aplicação do modelo de simulação de Monte Carlo em uma empresa de representação comercial de madeirapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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