Mostrar registro simples

dc.contributor.authorZanutto, Albertopt_BR
dc.contributor.otherAlle, Lupe Furtadopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T21:00:06Z
dc.date.available2019-04-05T21:00:06Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46563
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Lupe Furtado Allept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Os conhecimentos de genética apresentam relações com o contexto contemporâneo e multidisciplinar, que tem a necessidade de esclarecer a população a tomar conhecimentos deste assunto. A dupla hélice do DNA é a estrutura mais utilizada na mídia, porém grande parte da população não compreende a sua estrutura, como da sua replicação e a síntese das proteínas. A compreensão dos conceitos básicos é essencial para o conhecimento de novas tecnologias e pode ser facilitado pela inserção de recursos didáticos no processo ensino aprendizagem. Portanto, faz-se necessário buscar novos recursos didáticos que facilitem o processo de aprendizagem, principalmente, despertando o interesse dos alunos. Neste contexto, os jogos didáticos entram no cenário atual, pois são práticos, de fácil manipulação nas salas de aulas, tem um custo reduzido e promovem o processo de aprendizagem de uma maneira estimulante, desenvolvendo as relações sociais, a curiosidade e o desejo em adquirir mais conhecimento. Participaram desse trabalho alunos da disciplina de biologia do ensino médio do Colégio ESTADUAL CEEBJA CAMPO COMPRIDO, Curitiba. O intuito do jogo é discutir algumas formas de abordagem dos conteúdos, favorecendo o processo deensino- aprendizagem na perspectiva da cognição, motivação e da dialogicidade. Os possíveis resultados podem vir a apresentar a necessidade e diversificação de metodologias de ensino e de recursos que propiciem uma maior participação dos alunos no processo ensino aprendizagem e confirmem a importância da utilização de recursos simples como dispositivos educativos motivacionais. Os sujeitos envolvidos tendem a entender que participar do processo ensino aprendizagem potencializa a construção do conhecimento científico. .pt_BR
dc.format.extent18 p. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.titleAssimilando a síntese proteica com auxílio de jogo didáticopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples