Assimilando a síntese proteica com auxílio de jogo didático
Resumo
Resumo : Os conhecimentos de genética apresentam relações com o contexto contemporâneo e multidisciplinar, que tem a necessidade de esclarecer a população a tomar conhecimentos deste assunto. A dupla hélice do DNA é a estrutura mais utilizada na mídia, porém grande parte da população não compreende a sua estrutura, como da sua replicação e a síntese das proteínas. A compreensão dos conceitos básicos é essencial para o conhecimento de novas tecnologias e pode ser facilitado pela inserção de recursos didáticos no processo ensino aprendizagem. Portanto, faz-se necessário buscar novos recursos didáticos que facilitem o processo de aprendizagem, principalmente, despertando o interesse dos alunos. Neste contexto, os jogos didáticos entram no cenário atual, pois são práticos, de fácil manipulação nas salas de aulas, tem um custo reduzido e promovem o processo de aprendizagem de uma maneira estimulante, desenvolvendo as relações sociais, a curiosidade e o desejo em adquirir mais conhecimento. Participaram desse trabalho alunos da disciplina de biologia do ensino médio do Colégio ESTADUAL CEEBJA CAMPO COMPRIDO, Curitiba. O intuito do jogo é discutir algumas formas de abordagem dos conteúdos, favorecendo o processo deensino- aprendizagem na perspectiva da cognição, motivação e da dialogicidade. Os possíveis resultados podem vir a apresentar a necessidade e diversificação de metodologias de ensino e de recursos que propiciem uma maior participação dos alunos no processo ensino aprendizagem e confirmem a importância da utilização de recursos simples como dispositivos educativos motivacionais. Os sujeitos envolvidos tendem a entender que participar do processo ensino aprendizagem potencializa a construção do conhecimento científico.
.