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    Uma reflexão acerca das causas e consequências da evasão escolar

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    R - E - RODRIGO ALVES DA ROSA.pdf (300.3Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Rosa, Rodrigo Alves da
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Uma das grandes batalhas da Educação foi a tentativa de universalizar a oferta da Educação Básica pública e gratuita. Depois de décadas de investimentos e estabelecimento de politicas públicas, nosso país está próximo de disponibilizar Ensino Básico gratuito para todos, porém este não é o único problema a resolver. Tendo escola disponível para todos, o problema que precisa ser atacado agora é o do fracasso e da evasão escolar. Todos os anos milhares de jovens abandonam a escola, desistindo dos estudos sem expectativa de retornar, além do abandono escolar existe o problema do fracasso escolar e consequente reprovação do aluno. Basta analisar as pesquisas nacionais divulgadas todos os anos para se verificar que os índices de reprovação são bastante altos. Diante de tal situação surge a necessidade de se pesquisar as causas e consequências do fenômeno da evasão escolar, buscando descobrir quais são as motivações que levam o jovem a desistir de estudar e porque grande parte dos jovens da atualidade não se interessam pela escola. Na revisão bibliográfica desta obra deu-se preferência em ilustrar as grandes conquistas na área da Educação proporcionadas pela Constituição Federal de 1988 e legislações posteriores, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Esses dispositivos legais proporcionaram grande transformação no cenário da Educação brasileira, graças a previsões legais nestas leis, houve mais investimentos na área da educação que possibilitaram a construção de muitas escolas novas e a consequente universalização da oferta da Educação Básica gratuita. O bolsa-família é um programa do governo federal que contribuiu em grande escala para a permanência de crianças e jovens de baixa renda na escola, pois é um programa de transferência de renda para famílias em situação de pobreza ou pobreza extrema em troca da permanência do jovem na escola. Antes muitas famílias tiravam as crianças da escola e as colocavam para trabalhar para ajudar no sustento da casa, esse programa contribuiu muito para a redução do trabalho infantil, porém os valores transferidos para as famílias ainda são bastante baixos. Ainda na revisão bibliográfica foram pesquisados os índices de reprovação e evasão escolar nacionais e estaduais com o objetivo de ilustrar a atual situação do ensino público, para isso foram utilizadas tabelas disponibilizadas pelo Censo Escolar do INEP. Para verificar a situação da escola pesquisada se utilizou as tabelas disponíveis no PPP da escola. Já para investigar as causas da evasão escolar no Colégio Estadual Professora Lindaura Ribeiro Lucas foi aplicado um questionário para os alunos do Ensino Médio por Blocos Noturno e EJA-Ensino Médio, por serem alunos do turno onde a evasão escolar é maior. Diante de tal pesquisa ficou comprovado que grande parte dos alunos abandonam a escola por causa do trabalho, mesmo não precisando ajudar na renda familiar. Isso demonstra um certo imediatismo na mentalidade destas pessoas e falta de compreensão acerca dos retornos financeiros de longo prazo proporcionados pela educação. A reprovação também foi percebida como um estágio anterior ao abandono escolar, com base nisso elaborou-se um projeto com palestras de conscientização dos alunos acerca dos ganhos proporcionados pelos anos de estudos e a sugestão da implantação do sistema de progressão parcial com dependência na escola, visando a redução das taxas de reprovação e consequente diminuição dos índices de abandono e evasão escolar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/46543
    Collections
    • Gestão pública [368]

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