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dc.contributor.advisorSegatto, Andrea Paulapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Iara Maria dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-16T13:20:22Z
dc.date.available2018-02-16T13:20:22Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46196
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Dra. Andréa Paula Segattopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Em diversas situações cotidianas os profissionais da educação recorrem à leitura para atrair a atenção dos alunos e tornar assim as aulas mais interessantes. Há um consenso entre Educadores e estudiosos do assunto de que o estímulo á leitura assume importância fundamental para o progresso do aprendizado da criança e auxilia a desenvolver a sua percepção do ambiente social. No período classificado como segunda infância, dos 3 aos 7 anos, no qual estão as crianças que são o público alvo deste projeto, a criança começa a se comunicar com o seu meio ambiente, sendo neste período que surgem as tendências educativas, passando, a partir desse momento, a ser um indivíduo que aprende. De forma simplificada, a implantação desse projeto segue a lógica descrita na disciplina Gestão Operacional, a qual integra competências necessárias ao gestor público para um exercício efetivo da prestação de serviços públicos. No caso desse projeto, um serviço público de educação, através de ações para incentivar a leitura na escola municipal a qual o projeto se destina. O projeto é para a implantação na Escola Municipal Morada do Sol, que é uma escola da rede pública de ensino, na cidade de Picos – PI, onde muitas crianças carecem de maiores incentivos para a leitura e de um espaço apropriado para a realização da mesma, assim como necessitam de maior acesso a obras literárias para que uma variedade maior de obras literárias ofereça leituras mais variadas e se tornem mais atrativas. Busca-se envolver no processo de incentivo, além dos professores da escola, também as famílias das crianças, para que a aprendizagem se torne mais efetiva e tenha um efeito duradouro. Portanto, o projeto possui duas linhas de ação a serem realizadas paralelamente, de acordo com o cronograma de atividades planejado: a realização das atividades de conscientização das famílias quanto às vantagens e impactos positivos que o hábito da leitura pode proporcionar aos seus filhos se dará no sentido de solicitar o apoio dessas para a implantação do projeto; e a realização de ações diretas com as crianças através de leituras em grupo, utilizando-se das diversas formas disponíveis de interação para incentivar o desenvolvimento do hábito da leiturapt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectProjeto pedagógico - Leiturapt_BR
dc.subjectLivros e leitura para criançaspt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Piauípt_BR
dc.titleProjeto de incentivo à leitura em uma escola pública municipal da cidade de Picos - PIpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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