Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Costa, Armando João, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Edir dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-15T13:48:39Z
dc.date.available2018-02-15T13:48:39Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46164
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Armando João Dalla Costapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A proposta do projeto é discutir a implantação do Programa 5S na Agência da Previdência Social de Colombo – APS Colombo –, a partir da aplicação dos conceitos básicos dos sensos de organização, arrumação, limpeza, padronização e disciplina, a fim de melhorar o ambiente e as condições de trabalho e agilizar o atendimento aos usuários. Para isso, primeiramente foram diagnosticados os principais problemas organizacionais da APS, quais sejam, arquivamento de processos (benefícios, atualizações, requerimentos em geral) fora de ordem, ou em lugar inadequado, e desorganização do espaço físico da agência. Posteriormente, realizou-se a revisão bibliográfica sobre o Programa 5S e seus benefícios, caracterizando-se cada um dos cinco sensos, os quais justificam o nome do programa. Toda a bibliografia consultada é unânime no sentido de que o programa, quando bem executado, com a conscientização e participação de todos os funcionários, traz inúmeros benefícios, proporcionando a qualidade dos serviços prestados e a melhoria contínua da organização. Por fim, elaborou-se uma proposta de implantação do programa, pela qual se pretende mapear os principais problemas enfrentados pelos funcionários no cotidiano da agência em relação à organização, à limpeza, à qualidade de vida no ambiente do trabalho, bem como criar procedimentos que possibilitem a melhoria contínua da organização e da prestação do serviço público. Para tanto, foram propostas nove etapas – entrevistas e coleta de dados, sensibilização, organização, arrumação, avaliação das etapas de organização e arrumação, limpeza, padronização, avaliação das etapas limpeza e padronização, disciplina – e vários critérios para cada senso. Com a implantação do programa, espera-se solucionar os problemas diagnosticados e proporcionar a melhoria contínua da APS.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPrograma 5Spt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectPrevidência social - Colombo (PR)pt_BR
dc.titleImplantação do programa 5S na Agência da Previdência Social de Colombo - Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples