Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTimofeiczyk Junior, Romanopt_BR
dc.contributor.authorLopes, Vinicius Matheuspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Curso de Engenharia Industrial Madeireirapt_BR
dc.date.accessioned2017-03-23T22:53:54Z
dc.date.available2017-03-23T22:53:54Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/45683
dc.descriptionOrientador: Dr. Romano Timofeiczyk Juniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Engenharia Industrial Madeireira.pt_BR
dc.description.abstractResumo :O setor florestal tem crescido em importância no Brasil e no mundo inteiro, tanto em aspectos econômicos quanto em aspectos sociais e de distribuição de renda. Um dos setores que tem se destacado mundialmente e tem puxado o crescimento do setor de base florestal é o de Produtos de Maior Valor Agregado (PMVA), que são produtos diferenciados e como tanto precisam de uma atenção especial. Um dos principais itens entre os PMVA’s são as molduras. Esse trabalho abordou de maneira ampla o mercado mundial de PMVA e de forma mais enfática o mercado de molduras de coníferas, mostrando as principais empresas no mercado atualmente, seu faturamento, os canais de distribuição dos produtos, e por fim classificou o setor entre as diversas formas de mercado existentes, através do grau de concentração, índice de Herfindahl-Hirschman, índice de entropia de Theil e coeficiente de Gini. Através desses coeficientes se pôde constatar que o mercado se apresenta de maneira muito concentrada, com as maiores empresas dominando o setor, e assim, se enquadrando na estrutura de mercado conhecida como oligopólio. Além desses números, o mercado de molduras apresentou queda de 28% no valor das exportações em 2007, com relação a 2006, e se prevê uma queda de 10% para o valor em 2008, mas nos últimos 10 anos, esse setor acumula crescimento de mais de 500%.pt_BR
dc.format.extent54 f. : il. (principalmente color.), grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectValor economico adicionadopt_BR
dc.subjectProdutos florestais - Mercadopt_BR
dc.subjectProdutos florestais - Brasilpt_BR
dc.subjectMadeira - Produtos - Mercadopt_BR
dc.subjectMadeira - Produtos - Brasilpt_BR
dc.titleEstudo de mercado para o setor brasileiro de produtos de maior valor agregado, com ênfase em molduras de madeiras de coníferaspt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples