Estudo de mercado para o setor brasileiro de produtos de maior valor agregado, com ênfase em molduras de madeiras de coníferas
Resumo
Resumo :O setor florestal tem crescido em importância no Brasil e no mundo inteiro, tanto em aspectos econômicos quanto em aspectos sociais e de distribuição de renda. Um dos setores que tem se destacado mundialmente e tem puxado o crescimento do setor de base florestal é o de Produtos de Maior Valor Agregado (PMVA), que são produtos diferenciados e como tanto precisam de uma atenção especial. Um dos principais itens entre os PMVA’s são as molduras. Esse trabalho abordou de maneira ampla o mercado mundial de PMVA e de forma mais enfática o mercado de molduras de coníferas, mostrando as principais empresas no mercado atualmente, seu faturamento, os canais de distribuição dos produtos, e por fim classificou o setor entre as diversas formas de mercado existentes, através do grau de concentração, índice de Herfindahl-Hirschman, índice de entropia de Theil e coeficiente de Gini. Através desses coeficientes se pôde constatar que o mercado se apresenta de maneira muito concentrada, com as maiores empresas dominando o setor, e assim, se enquadrando na estrutura de mercado conhecida como oligopólio. Além desses números, o mercado de molduras apresentou queda de 28% no valor das exportações em 2007, com relação a 2006, e se prevê uma queda de 10% para o valor em 2008, mas nos últimos 10 anos, esse setor acumula crescimento de mais de 500%.