dc.contributor.advisor | Arce, Julio Eduardo | |
dc.contributor.author | Moro, Henrique Cronthal | |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Agrárias. Curso de Engenharia Florestal | |
dc.date.accessioned | 2017-03-06T20:32:39Z | |
dc.date.available | 2017-03-06T20:32:39Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/45589 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Júlio Eduardo Arce | |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Agrárias, Curso de Engenharia Florestal. | |
dc.description.abstract | Resumo: No Brasil pelo menos 1,3 milhões de quilômetros de estradas, correspondem a vias sem pavimentação. A construção e manutenção de estradas não pavimentadas pode representar de 6 à 10% do custo unitário da madeira, em projetos florestais. A importância da infraestrutura viária no setor tem apresentado carência por estudos de rendimento e planejamento detalhado visando reduzir os custos operacionais. O estudo realizado em uma unidade produtiva no munícipio de Coronel Domingos Soares – PR, teve como objetivo: caracterizar regimes de construção e manutenção de estradas utilizados na área, determinar os rendimentos de cada operação realizada e finalmente criar um programa de gerenciamento de informações de infraestrutura florestal. As caracterizações de regimes e rendimentos foram realizadas através de estudos de tempo e movimento e análises de produtividade de seis equipamentos, entre eles: retroescavadeiras, tratores de esteira e caminhões caçamba. A intensidade amostral das avaliações foi dimensionada afim de representar a performance real dos equipamentos, as 76 avaliações realizadas permitiram a determinação dos rendimentos individuais e caracterização de cada regime de construção e manutenção utilizado. As análises do processo apontaram ganhos significativos em decisões estratégicas, tais como: utilização de dois tratores de esteira com características diferentes, visando ganhos significativos na qualidade das vias; a utilização de retroescavadeiras de maior tamanho de concha e robustez dos componentes afim de diminuir o tempo médio de compressão do cascalho na operação de espalhe de cascalho; elevada correlação entre velocidade média dos caminhões caçamba com abastecimento de cascalho no trecho. O elevado fluxo de informações geradas propiciou a criação de um programa de gestão de operações em estradas florestais, o PRIF – programa de rendimento em infraestrutura florestal, propicia ao gestor da unidade: alimentar o sistema com informações de serviços realizados, analisar rendimentos antes de efetuar o pagamento de cada empreita e criar prognose de performances para serviços futuros. | |
dc.format.extent | 41 f. : il. color., grafs., tabs. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation | Disponível em formato digital | |
dc.subject | Estradas florestais - Projetos e construção | |
dc.subject | Estradas florestais - Manutenção e reparos | |
dc.subject | Estradas florestais - Paraná | |
dc.title | Ferramentas de controle em atividades de infraestrutura florestal no município de Coronel Domingos Soares - PR | |
dc.type | Monografia Graduação | |