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dc.contributor.advisorTsunoda, Denise Fukumi, 1972-pt_BR
dc.contributor.advisorBezerra, Cicero Aparecido, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorCavalcanti, Caio Fábio Marquespt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T13:43:17Z
dc.date.available2024-03-01T13:43:17Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45544
dc.descriptionOrientadora: Denise Fukumi Tsunodapt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Cícero Aparecido Bezerrapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo visa analisar a aplicação de Business Intelligence no processo de gestão de chamados de serviços de Tecnologia da Informação através de um estudo de caso em uma organização do setor de prestação de serviços. É uma pesquisa exploratória quanto aos objetivos e estudo de caso quanto aos procedimentos técnicos. Busca na literatura pertinente os benefícios e desafios da aplicação e uso de Business Intelligence nas organizações e conceitos relevantes de mineração de dados e análise estatística. Foi realizada uma entrevista com o gestor da área de Tecnologia da Informação da organização, onde foram identificadas as demandas informacionais da área relacionadas ao processo de gestão de chamados. É proposto um modelo de banco de dados multidimensional para armazenamento e recuperação de dados analíticos sobre os chamados e aplicado na organização. Posteriormente são aplicados métodos de análise estatística e de mineração de dados para obter estatísticas descritivas da base e modelos para predição do tempo de primeiro atendimento e de conclusão dos chamados. Relata as dificuldades enfrentadas na construção do Data Mart na organização e a informações obtidas sobre o processo de gestão de chamados, onde foram identificados padrões de sazonalidade na frequência de criação dos chamados e correlações do tempo de primeiro atendimento e de conclusão com outras variáveis avaliadaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectEstatistica - Análisept_BR
dc.titleBusiness intelligence aplicado à gestão de serviços de tecnologia da informação : estudo de caso aplicado à gestão de chamadospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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