• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Engenharia Florestal
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Engenharia Florestal
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Diagnóstico do conhecimento e conscientização do público sobre espécies arbóreas exóticas invasoras no Parque João Paulo II, Curitiba - PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    RAFAELA APARECIDA FRANCISCO.pdf (386.7Kb)
    Data
    [2016]
    Autor
    Francisco, Rafaela Aparecida
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O estudo teve como objetivo diagnosticar o conhecimento da população que frequenta o Parque João Paulo II, em Curitiba, PR, acerca de espécies vegetais exóticas invasoras e sobre os impactos negativos que as mesmas causam, assim como conscientizar sobre o tema e avaliar a metodologia de conscientização ambiental. Foram aplicados questionários com questões abertas a 165 pessoas que passavam pelo parque, coletando respostas antes e após explicações de conscientização. Uma pequena parcela das pessoas (4,2%) já possuía o conhecimento prévio sobre espécies exóticas invasoras e por isso não foram contra o corte ou anelamento destas árvores. A maioria (59,4%) antes da conscientização foi contra o corte/anelamento de árvores e 70,3% das pessoas não sabiam quais impactos uma espécie exótica invasora pode causar. Após as duas explicações de conscientização, do grupo que inicialmente foi contra, 91,5% das pessoas mudaram de opinião, totalizando 92,7% pessoas que acabaram por entender o problema e concordar com a necessidade de controle. Os resultados indicam um grande déficit de conscientização da comunidade sobre o assunto, no que diz respeito à ecologia das invasões biológicas e seu impacto na conservação de florestas. O incremento no número de pessoas favoráveis ao controle, após as explicações, mostra que a abordagem de conscientização foi pontualmente eficaz. No entanto, quando considerados o baixo número de acessos à página de divulgação e a pequena parcela que se manteve resistente ao corte/anelamento mesmo após as explicações, conclui-se que a educação ambiental sobre espécies exóticas invasoras deve ser intensificada em diferentes canais de comunicação, assim como incluída no ensino formal, do fundamental ao superior.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/45534
    Collections
    • Engenharia Florestal [253]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV