Mapeamento de forças, fragilidades, ameaças e oportunidades relacionadas à produção de alimentos orgânicos e de sua comercialização em feiras orgânicas em Curitiba
Resumo
Em meio à crescente demanda por alimentos orgânicos observada mundialmente, as feiras orgânicas passaram a desempenhar um importante papel; contribuindo não somente para a difusão e comercialização desses produtos, como também à valorização do agricultor familiar que abastece esses mercados. Visando o fortalecimento deste canal de comercialização em Curitiba/PR, foram realizadas em 2008 e em 2012, entrevistas com 120 frequentadores de seis feiras orgânicas administradas pela Secretaria Municipal de Abastecimento; e em 2012, com 21 agricultores familiares orgânicos que comercializam a sua produção nestes locais. O levantamento de informações objetivou traçar os perfis de frequentadores e produtores-feirantes, e identificar forças e fraquezas, ameaças e oportunidades relacionadas direta ou indiretamente à comercialização em feiras orgânicas através da análise SWOT. Para os dados obtidos mediante questionários semi-estruturados foram calculadas as frequências absolutas e relativas das respostas, sendo argumentações a questões abertas, que não permitiram este tratamento, avaliadas qualitativamente. O perfil observado para os frequentadores em 2008 e em 2012 manteve-se homogêneo. Trata-se de consumidores satisfeitos com as feiras, que consomem orgânicos por questões de saúde. Os produtores, presentes há mais de um ano nas feiras, tiveram sua carreira na área orgânica motivada pela preocupação com a própria saúde e a do ambiente. Entre as forças relacionadas às feiras orgânicas destacou-se a venda direta. A carência de mão de obra foi identificada como importante fraqueza. A falta de apoio ao agricultor no período de transição para a agricultura orgânica foi caracterizada como uma relevante ameaça e o aumento crescente da procura por alimentos orgânicos foi considerada como oportunidade a ser explorada.
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- Economia e meio ambiente [165]