Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorMazzolli, Suellen Rodrigues de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T19:12:51Z
dc.date.available2024-04-19T19:12:51Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44674
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 16/06/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 135-137pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as visões do Formador de professores de Matemática e do Professor de Matemática da Educação Básica em relação ao papel das demonstrações em dois contextos: (1) para a formação do professor de Matemática; e, (2) na sala de aula de Matemática. Formulou-se como questão de pesquisa a seguinte indagação: Qual o papel das demonstrações na formação de professores de Matemática, na visão do Formador de professores e na visão do Professor de Matemática da Educação Básica? Para a realização deste estudo, buscou-se evidenciar o olhar de alguns dos pesquisadores em Educação Matemática que se dedicaram a estudar o papel do uso das demonstrações nos contextos da formação inicial, sala de aula e na própria Matemática. Em seguida voltou-se o olhar para as Diretrizes Curriculares Nacionais a fim de investigar o que tal documento sugere ou menciona sobre demonstrações nos cursos de Licenciatura em Matemática. Posteriormente olhou-se para os Documentos Oficiais para a Educação Básica (Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Estaduais) com o objetivo de evidenciar o que é sugerido em relação ao trabalho com as demonstrações nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Após estes levantamentos elaborou-se um roteiro com questões pertinentes ao tema para que se pudesse entrevistar os Formadores e os Professores de Matemática. Foram entrevistados três Formadores, sendo um da área da Matemática Pura, um da Matemática Aplicada e um da Educação Matemática; e, três Professores que atuam em salas de aula da Educação Básica na rede Estadual do Paraná.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to understand the beliefs of Mathematics? teacher educators (professors for teacher training) and Mathematics teachers in Basic Education classrooms regarding the role of proof in two contexts: (1) teacher training in Mathematics; and, (2) in the Mathematics classroom. The question we tried to answer in this paper was: What is the role of proof in the Mathematics' teacher training, according to the professor of Mathematics? future teachers and to the Mathematics? teacher in Basic Education? For this study, we aimed to highlight the position of some of the researchers in Mathematics Education who have devoted themselves to studying the role of the use of proof in the contexts of initial training, in the classroom, and in Mathematics itself. Afterwards, we analyzed the National Curriculum Guidelines in order to investigate what this document suggests or mentions about proof for Graduation courses in Mathematics. Hereafter, we discussed the Official Documents for primary Education (National Curriculum Parameters and State Curriculum Guidelines) trying to point out what is suggested in relation to working with proof in the final years of Elementary School and in High School. After raising these issues, guideline questions regarding the theme were formulated to interview professors in teacher training and also Mathematics? teachers. Three professors were interviewed, which were: one from the Pure Mathematics? area, one from Applied Mathematics and one from Mathematics Education; and, three teachers who work in Basic Education classrooms in the state of Parana.pt_BR
dc.format.extent145 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleOlhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples