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    Contribuições do profissional em Pedagogia no trabalho em rede dos CRAS de São José dos Pinhais - PR

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    R - E - RENATA DE FATIMA TOZETTI.pdf (1.413Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Tozetti, Renata de Fátima
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A partir de intervenções em âmbito social, verifica-se que uma equipe interdisciplinar consegue atuar em conjunto para diagnosticar demandas sociais e propor resoluções de situações, quando utiliza os conhecimentos específicos de suas áreas de formação como facilitadores do trabalho colaborativo, considerando relevantes as contribuições de outros profissionais. A problemática apresentada neste estudo investiga as contribuições do profissional em Pedagogia no trabalho em rede dos CRAS de São José dos Pinhais. A pesquisa qualitativa foi usada como abordagem metodológica, por meio de questionários com perguntas estruturadas e semiestruturadas, realizados com nove pedagogos dos CRAS de São José dos Pinhais. Profissionais que atuam nos CRAS dos sete municípios do litoral do Paraná também foram entrevistados, respondendo aos questionários enviados via internet. A pesquisa pautou-se na análise crítica de documentos oficiais como legislações pertinentes a atuação do Pedagogo nos CRAS e o reconhecimento deste como trabalhador do SUAS. Uma reflexão teórica e conceitual sobre trabalho em rede foi apresentada, levando em consideração autores brasileiros como BOURGUIGNON (2001), INOJOSA (2008), GUARÁ ET AL (2008), TUMELERO (2010), além de uma breve análise da história da Pedagogia Social no Brasil, representada por TAVARES (2010) e MACHADO (2010). As entrevistas comparadas à luz do referencial teórico comprovam que o Pedagogo está para atuar além dos muros da escola, exercendo sua profissão em espaços não escolares, contribuindo com as equipes multiprofissionais, tornando-se apto a representar as políticas educacionais em instituições sociais como os CRAS.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/44580
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [359]

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