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dc.contributor.advisorVieira, José Guilherme Silva, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.creatorCasanova, Neiva Catarinapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-14T15:15:19Z
dc.date.available2025-03-14T15:15:19Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44353
dc.descriptionOrientador : José Guilherme Silva Vieirapt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aaplicadas, Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo objetivou investigar e analisar a necessidade de expansão da educação à distância no ensino superior, bem como a possibilidade de esse novo paradigma oferecer educação com a qualidade necessária para enfrentamento dos desafios de socialização do conhecimento. Foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica que alcançou contribuições teóricas sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento de pessoas, educação, pesquisas sobre demanda e oferta de vagas no ensino superior, estudo comparativo entre ensino tradicional e ensino a distância, referenciais para educação a distância de qualidade. Os modelos predominantes são os de, videoaula e WEB com maior ou menor apoio local.A legislação atual no Brasil privilegia o modelo semipresencial, com acompanhamento dos alunos perto de onde moram( em pólos). O Brasil se encontra em uma fase de consolidação da educação a distância em todos os setores e níveis de ensino. Depois de uma fase de experimentação, quando houve uma aprendizagem intensa e busca de modelos mais adequados para cada instituição,encontramo-nos em uma fase de amadurecimento, de maior regulação governamental, de maior cuidado com o crescimento, infra-instrutora, metodologia de ensino e avaliação. Com base nas experiências realizadas na modalidade de EAD e a partir da expansão das novas tecnologias de comunicação e informação foram criadas as universidades virtuais do Brasil para atender a demanda dos alunos por uma nova forma de aprender. As redes de cooperação surgem como um novo patamar para as relações entre as instituições de ensino e a sociedadept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEnsino - Qualidadept_BR
dc.titleVantagens e desvantagens da Educação a Distância (EAD)pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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