dc.contributor.advisor | Vieira, José Guilherme Silva, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
dc.creator | Casanova, Neiva Catarina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T15:15:19Z | |
dc.date.available | 2025-03-14T15:15:19Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/44353 | |
dc.description | Orientador : José Guilherme Silva Vieira | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aaplicadas, Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este estudo objetivou investigar e analisar a necessidade de expansão da educação à distância no ensino superior, bem como a possibilidade de esse novo paradigma oferecer educação com a qualidade necessária para enfrentamento dos desafios de socialização do conhecimento. Foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica que alcançou contribuições teóricas sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento de pessoas, educação, pesquisas sobre demanda e oferta de vagas no ensino superior, estudo comparativo entre ensino tradicional e ensino a distância, referenciais para educação a distância de qualidade. Os modelos predominantes são os de, videoaula e WEB com maior ou menor apoio local.A legislação atual no Brasil privilegia o modelo semipresencial, com acompanhamento dos alunos perto de onde moram( em pólos). O Brasil se encontra em uma fase de consolidação da educação a distância em todos os setores e níveis de ensino. Depois de uma fase de experimentação, quando houve uma aprendizagem intensa e busca de modelos mais adequados para cada instituição,encontramo-nos em uma fase de amadurecimento, de maior regulação governamental, de maior cuidado com o crescimento, infra-instrutora, metodologia de ensino e avaliação. Com base nas experiências realizadas na modalidade de EAD e a partir da expansão das novas tecnologias de comunicação e informação foram criadas as universidades virtuais do Brasil para atender a demanda dos alunos por uma nova forma de aprender. As redes de cooperação surgem como um novo patamar para as relações entre as instituições de ensino e a sociedade | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Qualidade | pt_BR |
dc.title | Vantagens e desvantagens da Educação a Distância (EAD) | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |