Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerraz, Marcos, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorBasso, Brunopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T12:21:25Z
dc.date.available2020-02-06T12:21:25Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44292
dc.descriptionOrientador : Marcos Ferrazpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Valorização da carreira do funcionário não docente: da invisibilidade ao plano de carreira é uma pesquisa que abrange o período histórico recente da história da educação brasileira e da legislação que afeta a educação nesse período para buscarmos entender a maneira com que a educação sofreu reflexo do dinamismo da sociedade brasileira e exigiu que, dentro do seio do estado, surgisse a necessidade de um profissional especialista para dar atendimento à comunidade escolar em que a escola está inserida. O objetivo da investigação foi analisar a legislação brasileira sob a ótica de que maneira o funcionário da educação está inserido e de que maneira a invisibilidade que uma vez existiu passa a dar lugar a um profissional visível, com poder político e com a devida valorização do estado em seu dia a dia. Também tem por objetivo analisar a legislação brasileira para dar luz ao momento em que os demais funcionários da educação passam a existir dentro do texto legal brasileiro. Da existência de um profissional contratado dentro do estado através de contratos frágeis e muitas vezes refém de um sistema político, para a existência de um profissional com posição forte, com poder político mais bem definido e um profissional especialista no atendimento dado dentro dos estabelecimentos de ensino, foi buscada a maneira como que a sociedade brasileira passou por mudanças suficientes para que esse profissional passasse a existir e, também, passasse a ser reconhecido pela comunidade em que ele está inserido. Da conclusão de que a valorização profissional trazida por todo o processo de universalização permitiu que o trabalhador da educação tivesse aprovado seu plano de carreira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Valorização da carreira do funcionário não docente: da invisibilidade ao plano de carreira is a survey covering the recent historical period in the history of Brazilian education and legislation that affects education in this period to seek to understand the way that education suffered reflection of the dynamism of the Brazilian society and demanded that, within the center of state, arose the need for a professional expert to provide service to the school community in which the school is located. The aim of the research was to analyze the Brazilian legislation from the perspective of how the educational employee is inserted and how the invisibility that once existed begins to give way to a visible professional with political power and with due appreciation of the state. Also aims to analyze the Brazilian legislation to give birth to when non-teaching professional come into existence in the Brazilian legal text. The existence of a professional within the state by weak contracts and often hostage to a political system, until the existence of a professional with a strong position, with defined political power and a professional expert in the care given within the schools it was sought the way that Brazilian society has undergone enough changes so that this professional into existence and also started to be recognized by the community in which it is inserted. The conclusion that the professional enhancement brought by the process of universalization of education allowed the worker had approved their career path.pt_BR
dc.format.extent61 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectRelacoes de trabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleValorização da carreira do funcionário não docente : da invisibilidade ao plano de carreirapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples