dc.contributor.advisor | Cavalieri, Marco Antônio Ribas, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santana, Rafaela Tschöke | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-09T20:50:48Z | |
dc.date.available | 2018-11-09T20:50:48Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/44279 | |
dc.description | Orientador : Marco Antonio Ribas Cavalieri | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Congestionamentos, superlotação dos transportes públicos, e o tempo despendido no trânsito são algumas das situações vivenciadas cotidianamente nos grandes centros urbanos e que são herança de uma gestão despreparada para a condução da crescente urbanização ocorrida principalmente entre os anos 1960 e 1980. Uma concepção recente sobre a mobilidade urbana aponta que esta não deve ser encarada apenas como formas de prover transporte, mas como um conjunto integrado de políticas públicas que contemplem as diretrizes de ocupação e uso do solo, aspectos econômicos, demográficos, ambientais, e que garantam acesso e circulação de forma segura e democrática aos centros urbanos. Este trabalho objetivou analisar os principais desafios que se impõem na área de planejamento e gestão da mobilidade urbana no município de Curitiba, tendo em vista a revisão de seu Plano Diretor em 2014. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e em documentos oficiais, relatórios e publicações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), do Ministério das Cidades e da Urbanização de Curitiba (URBS). Também foram analisados os relatórios das Oficinas de Capacitação e Diagnóstico realizadas nas administrações regionais do município em 2014. Observou-se que entre a transposição de barreiras físicas, a melhoria de vias, calçadas e ciclovias, o provimento de transporte público, a redução da dependência entre as regionais e o crescimento populacional são alguns dos principais aspectos relacionados a mobilidade urbana a serem trabalhados pela revisão do Plano Diretor. Pode-se concluir que a gestão da mobilidade urbana em Curitiba é um processo sistêmico, e que tende a contar com maior participação popular devido a disponibilização pela administração pública de canais para tal. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p : tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano - Curitiba (PR) - História | pt_BR |
dc.subject | Plano diretor | pt_BR |
dc.title | Gestão da mobilidade urbana em Curitiba : principais desafios a serem considerados na revisão do Plano Diretor em 2014 | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |