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    Para além da notícia : a gênese e a estrutura da informação jornalística esportiva em uma rede de comunicação do Estado do Paraná

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    R - T - CAMILE LUCIANE DA SILVA.pdf (4.052Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Silva, Camile Luciane da
    Metadata
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    Resumo
    Resumo:O presente estudo teve como objetivo compreender o processo de produção da informação jornalística esportiva em uma rede de comunicação do estado do Paraná. Tratou-se de um estudo sociológico, que utilizou como metodologia o estruturalismo genético por meio da Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu. Como técnica de pesquisa foram realizadas entrevistas semi estruturadas e observação pontual da rotina de produção da informação jornalística esportiva. Para interpretação dos dados, as entrevistas foram dispostas em tabelas interpretativas que possibilitaram categorizar as principais informações que posteriormente foram trianguladas pela sobreposição da teoria dos Campos com as informações das entrevistas e da observação da rotina de trabalho. Após este processo houve mais um contato com um agente de cada veículo comunicativo para esclarecer possíveis lacunas interpretativas. Este estudo permitiu concluir que: apesar de existir um grupo de jornalismo esportivo institucionalmente organizado, não existe uma conexão entre os jornalistas das diferentes mídias deste Grupo para a produção das notícias esportivas, destituindo a ideia de Rede comunicativa; dentre os veículos midiáticos, no jornalismo esportivo a televisão representa a mídia de maior importância para o Grupo comunicativo e a internet mudou e ainda esta mudando a maneira de informar sobre esportes; existe um espaço onde encontramos: jornalistas, atletas, instituições, modalidades esportivas, notícias, e consumos esportivos, representado por um microcosmos com relativa autonomia, mas fortemente pressionado pelo campo da jornalismo; os jornalistas esportivos realizam práticas pouco especializadas, reflexo da tipificação da realidade evidente do mundo esportivo, as práticas jornalísticas apresentaram-se como processos distante do campo esportivo e reclusas às redações e redes sociais ; existem fatores múltiplos associados que regulam a produção da notícia para além de aspectos concretos, denominados como: fatores institucionais (corporação incorporada), fatores mercadológicos (valor da notícia, critérios de noticiabilidade), fatores sociais (capitais e bens simbólicos) e fatores técnicos (tecnologia, fontes, escrita).
     
    Abstract: This study aimed to understand the production process of the sports news information in a Parana state's communication network. This was a sociological study, which adopted as methodology the genetic structuralism through the Pierre Bourdieu's Field Theory. As a research technique, were conducted semi-structured interviews and punctual observations of the sports news information production. In order to interpret data, the interviews were allocated into interpretative tables, which managed to categorize the main information that was subsequently triangulated by the superimposition of the Field Theory with the interview information and the work routine. Afterwards, an additional contact was made to an agent of each communication's vehicle to clarify possible interpretative gaps. The findings of this study showed: although there is an institutionally organized group of sports news, there is no connection among the journalists of the different media in this group to produce sports news, dismissing the idea of a communicative network; among the media vehicles, the television journalism represents the major vehicle in the sports journalism in this communication group. Furthermore, the internet has changed and continues to change the means to inform about sports; there is a space were we can find journalists, athletes, institutions, sports modalities, news and sports consumption, represented by a relatively autonomic microcosm, though under strong pressure from the journalistic field; the sports journalists perform poorly specialized practices, as a reflex of the typification of the sport's World evident reality, the journalist practices present itself as distinct processes away from the sports field and limited to the social networks and editorial departments; there are multiple associated factors that regulate the news production beyond the concrete features, denominated as: institutional factors (incorporated corporation), marketing factors (news value, noticeability criteria), social factors (capitals and symbolic goods) and technical factors (technology, fonts, writing).
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/44245
    Collections
    • Teses [128]

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