Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMocrosky, Luciane Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorLídio, Henriquept_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T19:09:03Z
dc.date.available2024-04-19T19:09:03Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44174
dc.descriptionOrientador : Profª. Drª. Luciane Ferreira Mocroskypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 25/02/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 95-100pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta pesquisa investigamos a formação inicial do professor que ensina Matemática pelo viés dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, num trajeto possibilitado pela modalidade fenomenológica da pesquisa qualitativa, orientado pela interrogação: "O que é isto: a formação inicial do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais?". Buscamos compreender o que vêm sendo dito por pesquisadores brasileiros que tem sustentado investigações nacionais na última década. O cenário escolhido para revelar tais pesquisadores que falam sobre o tema foram dois eventos de grande relevância para a academia, no campo da Educação Matemáticano Brasil: o ENEM e o SIPEM. Nesses eventos procuramos por artigos que tratassem do tema formação de professores que ensinam Matemática com o intuito de conhecer os autores brasileiros que, com maior frequência, são citados nos textos. Revelados os autores pelo que os eventos anunciavam, continuamos o movimento de analítico-interpretativo consultando a plataforma Lattes para conhecer quais desses na última década têm registrado projetos de pesquisas na temática em estudo. Os autores revelados nesse movimento investigativo se constituíram nas categorias abertas, que foram interpretadas pelo que a produção bibliográfica decada um diz sobre o investigado. Efetuamos, assim, à luz da interrogação orientadora, uma metacompreensão das pesquisas expostas pelos autores: Adair Nacarato, Dario Fiorentini e Edda Curi. Estudo este que nos mostrou ascomplexidades de formar a pessoa que cuidará da formação do outro, no caso crianças que estão no início da sua trajetória estudantil. Mesmo com as fragilidadesdo curso de Pedagogia em formar o professor que ensinará Matemática, o curso de uma maneira geral vem formando, os profissionais estão a atuar, as crianças se encontram na escola e os pesquisadores produzindo conhecimento que revela a historicidade da profissão professor.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research investigated the initial formation of teacher who teaches Mathematics takes the perspective of the Pedagogy courses, in a path made possible by the phenomenological method of qualitative research, guided by the question: "What is this: the initial formation of teacher who teaches Mathematics in Initial Years?". We seek to understand what have been told by Brazilian researchers who have sustained national investigations in the last decade. The setting chosen to reveal such researchers who talk about the issue were two very important events for the academy, in the field of Mathematics Education in Brazil: ENEM and SIPEM. These events look for articles that addressed the issue of training teachers who teach Mathematics in order to know the brazilian authors who, more often, are cited in the text. The authors revealed by the events announced, we continue the analytical and interpretive movement referring to the Lattes Platform to know which of these over the past decade have registered research projects in the thematic study. The authors revealed in this investigative movement constituted in categories that were interpreted by the bibliographic production of these researchers says about the investigation. We have performed well in light of the guiding question, a metacomprehension exposed research by the authors: Adair Nacarato, Dario Fiorentini and Edda Curi. This study who showed us the complexities of forming the person who will take care of the formation of another in this case children who are starting their student career. However, the courses in general have formed, professionals are working, children are in school, and researchers producing knowledge that reveals the historicity of the teacher profession.pt_BR
dc.format.extent101 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de matematicapt_BR
dc.titleUma metacompreensão acerca da formação inicial do professor que ensina matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples