dc.contributor.advisor | Marçal, José Antonio | pt_BR |
dc.contributor.author | Mascarenhas, Rose Xavier da Costa | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-22T20:22:40Z | |
dc.date.available | 2019-10-22T20:22:40Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42690 | |
dc.description | Orientador : José Antonio Marçal | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta Monografia refere-se à avaliação dos planos de ação de duas Escolas Estaduais na Cidade de Curitiba, Estado do Paraná. Constitui-se em uma Análise Crítica do Discurso nos planos de ação de forma qualitativa dos resultados da Implementação da Lei 10.639/03, que inclui no currículo oficial do Ensino de Educação Básica a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como de seus resultados. Segundo Van Dijk através da análise do discurso procura-se desenvolver uma abordagem interdisciplinar do discurso dando ênfase a sua função, social e política. Procurou-se analisar os resultados a partir dos relatórios enviados pelas escolas à Secretaria do Estado da Educação/SEED e disponibilizados pelo DEDI/CERDE E CELEPAR. A escolha dos planos se deu aleatoriamente, procurando contemplar uma escola central e outra da periferia, focando como cada qual procurou trabalhar com a temática dentro do espaço escolar. Também se dá enfoque na legislação vigente, onde se deu a formação das Equipes Multidisciplinares. A partir da análise dos dois planos e das avaliações ficou evidenciada a existência de um modelo mental baseado na ideia da não valorização da cultura e história afro-brasileira e africana. Enquanto o colégio A deslocou a questão do racismo e das relações étnicorraciais para a temática da violência e cultura da paz, o colégio B mostrou resistência, dificultando a realização plena do plano de ação, mesmo tendo subsidio para elaboração de seu plano, já que os membros da equipe multidisciplinar participaram de encontro com o movimento negro local. | pt_BR |
dc.format.extent | 54 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Os planos de ações das equipes multidisciplinares para a implementação da Lei 10.639 em escolas estaduais do Paraná : alguns resultados | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |