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    Os impactos sócio-educacionais causados em alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, filhos de encarcerados

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    R - E - MARA CRISTINA DE ANDRADE E SOUZA LOBO.pdf (700.6Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Lobo, Mara Cristina de Andrade e Souza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente estudo visa pesquisar os impactos sócios educacionais causados em alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, filhos de pais que estejam na situação de encarceramento. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o assunto onde as fontes de pesquisa foram Scielo e o sistema de Bibliotecas UFPR. Na pesquisa bibliográfica levantada, o enfoque dado foi ao processo de estigmatização que estes alunos sofrem a necessidade de se manter o convívio com os pais encarcerados x as situações humilhantes pelas quais as crianças passam no momento da visita, a precariedade da tutela das crianças que ficam sem seus pais, assim como as características de seu comportamento em relação à escola A pesquisa também foi realizada em uma escola do município de Guaratuba, na qual a pesquisadora atua como orientadora educacional, onde foram realizados levantamentos via questionário sobre o conhecimento das professoras a respeito do número de alunos que se encontram nessa situação, assim como o conhecimento e preparo das professoras para atuar junto a estes alunos. Conclui-se que estas crianças vivem inúmeras situações que contrariam os Direitos Humanos, desde acabarem por serem penalizadas junto com seus progenitores quando estes são encarcerados a sofrerem o estigma de serem filhos destes e apresentarem inúmeras consequências impactantes às suas vidas escolares. Além disso, observou-se que este é um assunto pouquíssimo pesquisado no Brasil e que são inexistentes as políticas públicas na área.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42668
    Collections
    • Educação em direitos humanos [99]

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