Conflitos entre alunos no cotidiano escolar : discussões a partir dos direitos humanos
Resumo
Resumo : Este artigo busca abordar os conflitos cotidianos vivenciados no interior das escolas dificultando relações de convivência, que contribuem para situações de violência e podem interferir no rendimento escolar dos estudantes. Desta forma, tem como objetivo refletir e elencar conflitos relacionais e condutas que vão de atos indisciplinados a pequenas infrações entre alunos dos 6º anos de uma escola de Ensino Fundamental de Pontal do Paraná. Para este estudo adotou-se como metodologia o trabalho com pesquisa teórica a partir de revisão de literatura cujos pressupostos teóricos sinalizam para a compreensão das relações conflituosas que se apresentam no cotidiano escolar. Além da base teórica foram consultados documentos escolares, livros atas, registros de conselho de classe, com o fim de melhor compreender a problemática, situando o papel da escola no processo de formação humana de cada aluno. Diante disso é imprescindível a realização de um trabalho, no âmbito escolar, que favoreça a convivência harmoniosa entre os educandos, a formação de uma cultura de respeito ao próximo, de garantia de Direitos Humanos, considerando a diversidade que compõe o universo escolar.