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    Politicas afirmativas de cotas e suas contribuições para a efetivação da democracia social no país : estudo de caso dos alunos do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares

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    R - E - ANDRE DOS SANTOS CIRQUEIRA.pdf (1.564Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Cirqueira, André dos Santos
    Metadata
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    Resumo
    O presente trabalho parte do principio que as políticas de cotas iniciaram, no sistema de seleção da educação universitária uma cultura mais democrática ao permitir acesso a categorias sociais até então de pouca ou nenhuma representatividade nesta esfera do ensino. Para isto propõe a fazer um resgate histórico, dentro do território brasileiro da luta e conquistas relacionados ao sistema de cotas principalmente para as categorias de cotas sociais e cotas raciais. Além de investigar entre estudantes do último ano do ensino médio do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, se os mesmos se adequam aos programas de cotas para acesso a concurso a faculdades e universidades através de vestibulares. Para isto buscou-se uma investigação do posicionamento, deste grupo de estudante em relação ao sistema de cotas, a qual foi pautada na adequação dos critério previstos na Lei 12.711/2012, conhecida como "Lei de Cotas". Assim esta pesquisa verificou o desconhecimento, por parte de alguns alunos de programas sociais e educacionais federais. Os quais objetivam melhorar a qualidade de vida dos beneficiados, além de confirmar, em relação ao estudantes pesquisado um posicionamento favorável ao sistemas de cotas, porém notou-se algumas contradições em relação ao posicionamento, dos estudantes ao sistemas de cotas, dos quais alguns se mostraram restritivos apenas a cotas aos alunos do ensino público e ressalvas ao percentual de cotas destinadas aos estudantes afrodescendentes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42269
    Collections
    • Educação em direitos humanos [99]

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