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    Gênero na educação : uma forma de minimizar desigualdades

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    R - E - VANESSA PORFIRIO.pdf (1.018Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Porfírio, Vanessa
    Metadata
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    Resumo
    Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que visa encontrar formas viáveis de reduzir as desigualdades sociais por meio da educação, estendendo as discussões sobre gênero e sexualidade. Sobretudo quando se compreende que muitos preconceitos, violências e exclusões estão enraizados nas relações de gênero. Para tanto, esta pesquisa foi lançada através de revisões bibliográficas, tendo como norteadores principais os teóricos Richard Miskolci e Guacira Louro para discutir sobre a necessidade de se trabalhar com as questões de gênero. Também foi realizada uma pesquisa de campo, através de aplicação de questionário, afim de analisar as falas de mulheres, procurando identificar suas noções sobre a temática gênero, tentando reconhecer suas trajetórias de vida e experiências escolares. Quanto à sexualidade, destaca-se urgência em modificar as abordagens dadas pelos cursos de Educação, no sentido que precisa desnaturalizar as práticas discursivo-institucionais e as relações de poder que constituem nossos corpos. Trata-se de um ultimato: ou a Educação aprende a politizar as questões de gênero e sexualidade ou continuará guardiã das normas que tanto excluem, violentam e matam. Entretanto, antes de tudo, foi necessário entrar na questão das políticas públicas que veem sendo implementadas no Paraná. Dentre elas analisou-se o programa do governo federal "Mulheres Mil", destinado ao atendimento de mulheres excluídas: de baixa renda, vulneráveis socialmente e de baixo nível de escolaridade. Uma das cidades em que o programa é ofertado é Paranaguá/PR, através do Instituto Federal do Paraná. Estruturado em três eixos (educação, cidadania e desenvolvimento sustentável) o programa atende mulheres que por alguma razão abandonaram os bancos escolares, que ao retornarem buscam uma oportunidade para a melhoria da qualidade de vida e de autonomia, conforme a própria pesquisa de campo nos apontou.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42262
    Collections
    • Educação em direitos humanos [99]

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