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    Educação em direitos humanos nas aulas de Filosofia : uma contribuição Aristotélica

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    R - E - RONALDO COTURE DA SILVA.pdf (882.9Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Silva, Ronaldo Coture da
    Metadata
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    Resumo
    O presente trabalho monográfico se propôs a fazer uma análise da importância do estudo dos Direitos Humanos nas aulas de Filosofia no Ensino Médio e como a relação entre o estudo da Ética e Direitos Humanos pode fundamentar a busca de uma sociedade democrática. Para tanto, se fez uma breve análise histórica do Ensino da Filosofia no Ensino médio, sua metodologia e objetivos. Em seguida, a partir da distinção feita entre ética e moral, foi possível perceber uma relação dialógica entre os Direitos Humanos e a Ética, tendo em vista que os princípios dos Direitos possuem uma base humanística com fundamentos na Filosofia. Embora os Direitos Humanos, ao relacionar-se com a ética, possa ser pensados a partir de diversos sistemas éticos construídos durante toda a história da Filosofia. Este trabalho monográfico, a partir de pesquisas bibliográficas, atevese a uma fundamentação ética Aristotélica, tendo como texto base a obra Ética a Nicômaco. Após uma detalhada analise da construção filosófica da teoria ética Aristotélica, foram contempladas algumas premissas fundamentais que possibilitaram o diálogo no contexto da reflexão sobre os direitos humanos. A partir destas premissas pôde-se concluir que: Ética e Política constituem uma unidade, "visto que o homem nasceu para a cidadania" (ARISTÓTELES, 1973, p. 255). Assim como o Bem Supremo, a definição de cidadania e Direitos Humanos não pode se limitar a uma abstração teórica Universal, mas vinculada a reais condições sociais, políticas, e econômicas que constituem cada sociedade. Em seguida, concluiu-se que o agir ético não consiste apenas em ser obediente aos códigos morais e ordenamentos jurídicos, mas sim, a partir de uma disposição de caráter relacionada com a escolha. E por fim, o conceito de sabedoria prática traz ao educando suporte para uma teoria crítica acerca da sua responsabilidade na construção de uma sociedade efetivamente democrática e participativa.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42253
    Collections
    • Educação em direitos humanos [99]

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