dc.contributor.advisor | Quadros, Juliana, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.author | Araújo, Laureci | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-27T22:35:03Z | |
dc.date.available | 2022-06-27T22:35:03Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42232 | |
dc.description | Orientador: Juliana Quadros | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | A percepção do meio ambiente está intimamente ligada aos direitos humanos, pois muitos dos processos de degradação ambiental estão ligados ao sistema de vida adotado e devem ser radicalmente modificados, para melhoria da qualidade de vida. As questões ambientais relacionadas à produção desenfreada de lixo estão em destaque na sociedade de maneira geral, sendo debatidas com atenção às mudanças imediatas de comportamento. Sendo o principal motivo dessa problemática o consumismo excessivo de variados produtos, aliados à falta de uma consciência ambiental sustentável, o objetivo geral deste trabalho é discutir a questão do lixo e resíduos sólidos verificando que ações podem ser realizadas para minimizar seus impactos no meio ambiente, identificando ações educativas eficientes capazes de conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância de adotarem práticas ambientalmente corretas no cotidiano, principalmente relacionadas à diminuição de consumo de produtos. Nesse sentido, para este trabalho foi realizado pesquisa bibliográfica e artigos científicos. O embasamento teórico pesquisado orientou sobre a aplicação da Educação Ambiental dentro da Escola Municipal Integral "Nascimento Júnior", na cidade de Paranaguá - Paraná, bem como as metodologias e práticas adotadas para o trabalho com os alunos. De acordo com os resultados obtidos nesse trabalho, observou - se que os alunos sentiram-se interessados e participativos na realização das atividades, apresentando em sua maioria, conhecimentos sobre os problemas causados pelo lixo, com a consciência de que fazem parte do meio ambiente, relacionando o "homem" (ser humano) como principal responsável pela degradação do Meio Ambiente. Dentro dessa proposta de trabalho, concluiu-se que os alunos sentiram - se motivados em aprender e propagar a mensagem recebida sobre a forma de preservação do meio ambiente. O Brasil produz milhões de toneladas de lixo e poucas cidades brasileiras realizam a coleta seletiva. Em Paranaguá, no Paraná a coleta seletiva ainda não é uma realidade e a cidade necessita de campanhas e ações positivas relacionadas ao lixo. A preocupação ambiental deve ter destaque na educação em todos os níveis e modalidades de ensino. Nossas crianças têm papel importante na construção de novas atitudes em relação ao consumismo. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (19 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | lixo - Impacto ambiental | pt_BR |
dc.subject | Lixo - Coleta Seletiva | pt_BR |
dc.subject | Lixo - Paranaguá (PR) | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos - Educação | pt_BR |
dc.title | Lixo uma questão ambiental : dentro do contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |