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dc.contributor.advisorQuadros, Juliana, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Laurecipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.date.accessioned2022-06-27T22:35:03Z
dc.date.available2022-06-27T22:35:03Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42232
dc.descriptionOrientador: Juliana Quadrospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractA percepção do meio ambiente está intimamente ligada aos direitos humanos, pois muitos dos processos de degradação ambiental estão ligados ao sistema de vida adotado e devem ser radicalmente modificados, para melhoria da qualidade de vida. As questões ambientais relacionadas à produção desenfreada de lixo estão em destaque na sociedade de maneira geral, sendo debatidas com atenção às mudanças imediatas de comportamento. Sendo o principal motivo dessa problemática o consumismo excessivo de variados produtos, aliados à falta de uma consciência ambiental sustentável, o objetivo geral deste trabalho é discutir a questão do lixo e resíduos sólidos verificando que ações podem ser realizadas para minimizar seus impactos no meio ambiente, identificando ações educativas eficientes capazes de conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância de adotarem práticas ambientalmente corretas no cotidiano, principalmente relacionadas à diminuição de consumo de produtos. Nesse sentido, para este trabalho foi realizado pesquisa bibliográfica e artigos científicos. O embasamento teórico pesquisado orientou sobre a aplicação da Educação Ambiental dentro da Escola Municipal Integral "Nascimento Júnior", na cidade de Paranaguá - Paraná, bem como as metodologias e práticas adotadas para o trabalho com os alunos. De acordo com os resultados obtidos nesse trabalho, observou - se que os alunos sentiram-se interessados e participativos na realização das atividades, apresentando em sua maioria, conhecimentos sobre os problemas causados pelo lixo, com a consciência de que fazem parte do meio ambiente, relacionando o "homem" (ser humano) como principal responsável pela degradação do Meio Ambiente. Dentro dessa proposta de trabalho, concluiu-se que os alunos sentiram - se motivados em aprender e propagar a mensagem recebida sobre a forma de preservação do meio ambiente. O Brasil produz milhões de toneladas de lixo e poucas cidades brasileiras realizam a coleta seletiva. Em Paranaguá, no Paraná a coleta seletiva ainda não é uma realidade e a cidade necessita de campanhas e ações positivas relacionadas ao lixo. A preocupação ambiental deve ter destaque na educação em todos os níveis e modalidades de ensino. Nossas crianças têm papel importante na construção de novas atitudes em relação ao consumismo.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (19 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectlixo - Impacto ambientalpt_BR
dc.subjectLixo - Coleta Seletivapt_BR
dc.subjectLixo - Paranaguá (PR)pt_BR
dc.subjectDireitos humanos - Educaçãopt_BR
dc.titleLixo uma questão ambiental : dentro do contexto escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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