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    Impacto do parecer da auditoria com ressalva ou abstenção de opinião no preço das ações das companhias listadas na BM&FBOVESPA

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    R - E - PAULO RICARDO BARRETO SOBRAL.pdf (735.6Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Sobral, Paulo Ricardo Barreto
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo desta pesquisa é verificar o impacto no preço das ações das empresas com negociações na bolsa de valores brasileira na data de publicação do parecer da auditoria, estes sendo ressalvados ou com abstenção de opinião, partindo do pressuposto de que o parecer é um dos principais documentos, pois, apresenta as informações relevantes e fidedignas quanto aos processos, procedimentos e resultados das empresas e servindo como um dos principais aliados na tomada de decisões para os investidores. Este estudo se fundamenta na abordagem empírico positivista da contabilidade com o objetivo de descrever a regularidade entre as variáveis de um determinado período de tempo, utilizando de técnicas estatísticas a fim de demonstrar o comportamento de agentes, apoiada nos níveis de significância estatística. Para este processo se utilizou de uma abordagem quantitativa para a criação do banco de dados, os quais foram filtradose organizados para compor a amostra que é composta por todas as empresas que apresentam parecer com ressalva ou abstenção de opinião nos anos de 2010, 2011 e 2012, através da mesma população obtida no site da BM&FBOVESPA no mês de março no ano de 2014. Com esta população se percebeu a inversão na quantidade de parecer com ressalva ou abstenção de opinião por parte das empresas consideradas big four a partir de 2010, e a disparidade no volume de publicação do parecer em um determinado mês do ano, o qual se repetiu nos anos da análise. Após definidas as empresas da amostra se pode tabular os valores de fechamento das ações assim como o comportamento de mercado destas. Com stes novos dados se pode realizar a correlação entre as variáveis e aplicar os testes de regressão obtendo os valores de alfa, beta e erro padrão, os quais são indispensáveis para poder aplicar o teste de hipótese, com um ponto de corte de 5%, para hipótese nula, assim obtendo resultados não significantes na maioria das empresas pesquisadas, indo contra as evidencias precedentes, no qual toda nova informação tende a impactar o mercado.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42062
    Collections
    • Contabilidade e finanças [644]

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