Implementação do sistema de gestão da qualidade em um laboratório público visando acreditação pelo Inmetro
Resumo
Resumo: A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade em qualquer tipo de organização tem exigências mínimas que passam pela decisão, investimentos na formação e capacitação do pessoal, infraestrutura, manutenção do que já foi alcançado e melhoria contínua em todos esses processos. Para cumprir a política e os objetivos da qualidade, se faz necessário que a documentação e os registros do Sistema de Gestão da Qualidade estejam organizados de forma bem estruturada e prontamente disponíveis. A Gestão da Qualidade em laboratórios que certificam a conformidade de produtos ou serviços, de acordo com os padrões exigidos por clientes e órgãos reguladores específicos, passa a ser compulsória pois garante o reconhecimento de seus resultados e uma linha de trabalho que torna todo o processo rastreável e auditável. A acreditação pelo Inmetro atesta a competência dos laboratório de ensaio, proporciona a equivalência de métodos, procedimentos e registros harmonizados e aceitos como padrão internacional, facilitando os acordos de reconhecimento mútuo.