"Quebrando o silêncio", uma análise da ideia de serial killer em The silence of the lambs (1980-2002)
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como principal interesse construir uma leitura da imagem de serial killer nas últimas décadas do século XX, tendo como porta de contato com o passado a produção cinematográfica, em especial o filme The silence of the lambs (1991) e outros produtos fílmicos, ou não, que estabeleceram ligação com esta produção. Desta forma, procurou-se compreender como os universos, geralmente entendidos como separados, da ficção e do "real", foram entrelaçados nas tramas que compõem a fantasmagórica presença do serial killer nos Estados Unidos da América, uma novidade policial e estética do último quarto do século XX. Em grande parte das aparições destes personagens, sejam os reais ou os ficcionais, vão-se desenhando formas monstruosas com novos contornos, mas, preenchidas com cores tiradas de velhos bestiários compondo o próprio humano como monstro. Neste processo, a figura chave é Hannibal Lecter, de The silence of the lambs (1991), personagem composto por imagens retiradas de arquivos de crimes verídicos, o qual transformou-se em referente para percepção do serial killer, assim como está no epicentro do nascente gênero híbrido de serial killer. Palavras chave: serial killer, monstruosidade e crime, gênero serial killer, história e cinema, história e crime Abstract: This thesis has as its main subject to built a serial killer image set in the last decades of the twentieth century, taking the cinematographic production as a door of contact with the past, in special the movie "The Silence of the Lambs" (1991) and other filmic productions, or not, that have established connections with this product. In that way, we sought to understand how these universes, generally understood as separated, the fiction and the "real world", were intertwined in the plots that maintain the ghostly presence of the serial killer in the United States, as a police and esthetics novelty in the last quarter of the twentieth century. In most of those characters apparitions, being them the real ones or fictional, monstrous forms with new contours are drawn, but filled with colors taken from old bestiaries composing the human being himself as monster. In this process, the key figure is Hannibal Lecter in "The Silence of the Lambs" (1991), a character composed of images taken from files of real crimes, which has become a reference to the perception of the serial killer, as it is at the epicenter of the incipient, hybrid serial killer genre. Keywords: serial killer, monstrosity and crime, serial killer genre, history and cinema, history and crime
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