Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Sidney Nilton de, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorLeite, Amanda Marilia Seabra Pereirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-06T20:07:34Z
dc.date.available2020-05-06T20:07:34Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40944
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Sidney Nilton de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba,20/08/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 77-81pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa de mestrado, como um estudo teórico orientado pela psicanálise freudiana, tem por objetivo incidir sobre a singularidade da teoria e do método psicanalítico e seu enlace (im)possível com a educação. No capítulo 1, introduzimos considerações sobre o percurso que orientou essa pesquisadora nessa dissertação. Os capítulos 2 e 3 são resultado de um rastreamento da obra freudiana, culminando em dois posicionamentos desse autor: um primeiro de hostilidade para com a educação de sua época, com a predominância de severas críticas ao modo de compreensão da educação da sexualidade humana e um segundo posicionamento de reconciliação, em que, embora a repressão seja reconhecida como prejudicial, essa mostrou-se necessária para a sobrevivência social. Em seguida, no capítulo 4, com a autora Catherine Millot (1987) e demais psicanalistas que tratam do enlace entre psicanálise e educação, refletimos sobre as contribuições que haveria de ter a psicanálise à educação, já que o impossível freudiano tratado foi sobre uma educação analítica e uma educação de completa obediência. Finalmente, (in)concluiu-se que os pressupostos psicanalíticos freudianos podem transmitir à educação a possibilidade de uma transformação nas práticas pedagógicas a partir do reconhecimento da castração e da singularidade pois se antes o educador agia por determinações pedagógicas, agora enlaçado pelo desejo, reflete sobre a construção de um agir, falando em nome próprio. Palavras-chave: Psicanálise. Educação. Instinto. Inconsciente. Desejo. Transferência.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This master's research as a theoretical study guided by Freudian psychoanalysis, aims to focus on the uniqueness of the theory and the psychoanalytic method and its link (im) possible with education. In Chapter 1, we introduce considerations about the route that guided this researcher in this dissertation. Chapters 2 and 3 are a result of a trace of Freud's work, culminating in two positions this author: A first hostility towards the education of their time, with the prevalence of severe criticism of the way of understanding the education of human sexuality and second positioning reconciliation that although the suppression is recognized as harmful, it proved necessary for social survival. Then, in Chapter 4, with author Catherine Millot (1987) and other psychoanalysts dealing with the link between psychoanalysis and education, we reflect on the contributions that would have psychoanalysis to education, since the treaty was impossible Freudian on education analytical and a complete obedience education. Finally, (in) it was concluded that the Freudian psychoanalytic assumptions can transmit to education the possibility of a change in pedagogical practices from the recognition of castration and uniqueness for it before the teacher acted by teaching determinations, now ensnared by desire, reflects on the construction of an act, speaking for himself. Keywords: Psychoanalysis. Education. Instinct. Unconscious. Desire. Transfer.pt_BR
dc.format.extent81 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsicanálise - Educaçãopt_BR
dc.subjectInconsciente (Psicologia)pt_BR
dc.subjectDesejo - Psicologiapt_BR
dc.titleO educar como ofício impossível : olhares possíveis da psicanálise freudiana sobre as práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples