• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão da qualidade
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão da qualidade
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Planejamento estratégico para qualidade em uma cooperativa agroindustrial, com base na ISO 9001:2008

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JONATHAN ROQUE MENDES DE SOUZA.pdf (748.2Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Souza, Jonathan Roque Mendes de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O setor cooperativista agroindustrial vem crescendo e ganhando cada vez mais importância no cenários nacional, passando por um processo de industrialização recente, o qual tem exigido maior profissionalismo na gestão, com foco no aumento de competitividade e agregação de valor aos produtos de seus cooperados, que são seu motivo de ser e existir (Sistema OCB, 2013). Em decorrência disto, as Cooperativas se veem obrigadas a buscar de forma concreta e constante a qualidade nas operações e no atendimento tanto ao cooperado quanto aos clientes, visto sua atuação cada vez mais volta para o varejo o que, consequentemente, exige uma postura mais proativa e cuidadosa em relação aquilo que oferece (BERNARDI, 2012). Visto tamanha importância do tema qualidade no planejamento da organização, se vê a necessidade de uma área para promover um fórum de discussão, propor ações de envolvimento e sensibilização à respeito de qualidade e de todas vertentes que esta palavra engloba. A ISO 9001 por tratar-se do modelo mais amplamente utilizado a nível mundial e sua característica de abordagem por processo, acredita ser o modelo mais adequado para tornar-se referência tanto no planejamento, quanto na execução para a qualidade nos processos. Segundo Assis e Santos ([s.d.], p. 16) "A ISO 9001 é o primeiro passo para a jornada em direção a excelência da organização". Este estudo trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, características exploratórias e pesquisa bibliográfica, cuja finalidade está em apresentar a importância da utilização de um modelo de gestão da qualidade, neste caso ISO 9001, no planejamento estratégico de cooperativas. Para obtenção dos resultados foram realizadas observações "in loco" do trabalho e entrevistas pessoais não estruturada. Na sequência as respostas foram analisadas e suas particularidades avaliadas. Os resultados obtidos permitiram concluir que os requisitos abordado pelo modelo são conhecidos e valorizados pelos diretores, coordenadores de comitê de cooperados e gerentes. O fato de os cooperados serem a razão de existir da cooperativa, ao mesmo tempo atuando como donos e usuários da cooperativa é algo que torna a gestão mais complexa e que demanda refinamento na comunicação e educação cooperativa por parte da cooperativa. O presente trabalho possibilitou um maior entendimento do sistema de gestão da qualidade, tema de extrema importância para as cooperativas, visto momento de franco crescimento e diversificação que vivem.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/40889
    Collections
    • MBA em gestão da qualidade [161]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV