Planejamento estratégico para pequenas e médias empresas para sua diferenciação mercadológica
Resumo
Resumo : Este estudo de caso visa destacar a importância do Planejamento Estratégico na gestão das organizações, dentro do conceito de Administração Estratégica. Apresenta as principais etapas para a implantação do processo de administração estratégica e procura esclarecer os aspectos fundamentais do relacionamento dos conceitos de visão estratégica e gestão na implantação do planejamento estratégico, bem como destacar algumas opiniões atuais de como devem ser tratados o planejamento para o presente e o planejamento para o futuro. Dito isto pesquisamos internamente como funciona uma microempresa do ramo varejista denominada EUROTANQUES COMÉRCIO DE PEÇAS PARA TANQUES DE TRANSPORTES DE COMBUSTIVEIS LTDA. Por meio desta pesquisa buscou-se entender as dificuldades desta empresa de alavancar as suas vendas e como ferramenta de interpretação para o estudo de caso qualitativo, usado como método acadêmico de pesquisa para resolução do problema, verificou-se os objetivos gerais e específicos, justificativa, conceitos teóricos para o embasamento do estudo de caso, metodologias de construção e análises de dados e por fim, finaliza-se com a matriz de SWOT, onde se verificam as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos desta organização. Com esses dados foi montado um planejamento estratégico com a finalidade de alavancagem de mercado desta empresa com a formulação, implementação e controle para construção de um planejamento estratégico.
Collections
- Contabilidade e finanças [644]