Implantação de um programa de marketing interno em um frigorífico de aves no sudoeste do Paraná
Resumo
Resumo : Este estudo visou demonstrar a importância do marketing interno na disseminação das informações relacionadas à empresa e suas inter-relações no ambiente interno. Trata-se da elaboração de uma proposta para implementação de um programa de marketing interno (sinônimo de endomarketing), em um frigorífico de aves na cidade de Pato Branco /PR. A empresa desde 2010, vem passando por constantes mudanças tanto na estrutura organizacional como na implantação de avanços tecnológico. Assim, verificou-se a necessidade de fazer um diagnóstico do ambiente interno da empresa, a partir de um programa de ação em endomarketing, proposto por Bekin (1995). A pesquisa contemplou uma amostra de 70% dos encarregados de setor, a fim de demonstrar a percepção dos colaboradores com relação as estratégias já adotadas pela empresa, e identificar oportunidades de melhorias. Atualmente a empresa precisa ser competente tanto externa quanto internamente, e quanto mais integrada estiver a empresa, maiores as chances de sucesso no atendimento ao cliente externo. Esta ferramenta de gestão possibilita a integração e entendimento de forma clara e segura, garantindo um bom relacionamento entre a hierarquia da empresa.