dc.contributor.author | Kogut, Angela Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Gonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T19:24:32Z | |
dc.date.available | 2019-09-26T19:24:32Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/40796 | |
dc.description | Orientadora : Nadia Gaiofatto Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho analisa a relação teórica e empírica do Programa de Desenvolvimento Educacional na linha de pesquisa que tratam a respeito da Lei 10.639/03 nas escolas estaduais do Paraná no período de (2007 a 2012). O estudo tem como objetivo mostrar de que maneira o trato pedagógico com as questões da temática da Lei 10.639/03 se configura dentro da linha de pesquisa do PDE. A metodologia aplicada baseou-se na pesquisa bibliográfica de Severino (2007). Segundo este autor, a pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses, etc. Os resultados da pesquisa a respeito do PDE na linha de em pedagogia, mostraram que a temática da Lei é pouco disseminada deste a sua promulgação. Contudo, este estudo, contribuiu para entender os acontecimentos, práticas e situações em que a realidade é posta, mostrando a superficialidade ou a profundidade teórica que este assunto exige. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This paper analyses the theoretical and empiric relationship in the Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE – Educational Development Program) within the pedagogy's research line which takes into consideration the Law 10.639/03 in the public schools of the state of Paraná in the period between 2007 and 2012. The study aims to demonstrate how the pedagogical approach with thematic questions of Law 10.639 / 03 is configured within the PDE line of research. The methodology used was based on the literature of Severino (2007). According to him, the literature is that which takes place from the available record, due to previous research, in printed documents, such as books, articles, theses, etc.The results of the investigation of the PDE in the line of pedagogy, showed that the theme of this Law is poorly disseminated its promulgation. However, this study contributed to understanding events, practices and situations in which reality is called, showing the superficiality or theoretical depth that this matter requires. | pt_BR |
dc.format.extent | 79 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Análise dos artigos, no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) na linha de pesquisa de pedagogia, que tratam a respeito da Lei 10.639/03 nas escolas estaduais do Paraná (de 2007 a 2012) | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |