Tecnologia no EJA : uso de multimídia e microcomputador
Resumo
Resumo: O Ensino da EJA, ou a alfabetização de Jovens e Adultos, tem gerado alguns questionários em relação aos métodos utilizados para se alcançar os objetivos propostos. Este artigo se propõe a uma reflexão quanto à possibilidade de alfabetizar jovens e adultos, auxiliada pelo uso de meios tecnológicos como os microcomputadores. Usando como embasamento teórico considerações de autores como Paulo Freire, Kenski, Oliveira entre outros, que discutem sobre métodos e técnicas de alfabetização entre outros pontos que englobam o tema, acredita-se que educação e tecnologia podem ser parceiras nesse processo de alfabetização. Os encaminhamentos metodológicos foram sustentados por meio de questionários, levados e registrados pelo aplicador. Sendo ouvidos, e tomado nota opiniões de alguns alunos e a professora regente da turma de uma escola do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em Foz do Iguaçu-PR. A qual serve de modelo, devido sua estrutura e disposição. Um dos assuntos discutidos, neste artigo, diz respeito à contribuição do uso das tecnologias nesse caso dos microcomputadores para a alfabetização dos alunos. Desta forma, leva-se a proposta de alfabetizar jovens e adultos com o uso de meios digitais como um recurso viável e auxiliar, e, até mesmo necessário, pois além de aprender a ler e a escrever com recursos tradicionais, os alunos teriam a oportunidade de ampliar seus conhecimentos por meio do aperfeiçoamento digital, utilizando dos microcomputadores nesse processo de aprendizagem.