Educação e novas tecnologias na EJA
Resumo
Resumo : Este artigo é o produto de um estudo realizado com 30 professores (entre professores do ensino regular e da educação de jovens e adultos), e está voltado para aqueles profissionais que queiram refletir sobre sua prática pedagógica diante da sociedade atual e a influência tecnológica. O objetivo geral é conscientizar alunos e professores, da necessidade de aprofundar seus conhecimentos em relação aos editores de texto utilizados no seu cotidiano, principalmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos, buscando conhecer não apenas os termos intrínsecos às tecnologias emergentes de nossa época, mas também alguns procedimentos que, embora simples podem otimizar o processo de ensino e aprendizagem. É realizado um levantamento de dados sobre o uso e conhecimento do editor de texto Word, que assim como outros editores de textos, é uma ferramenta de trabalho excepcional; tendo uma gama de recursos que nem sempre é conhecida da maioria daqueles que o utilizam A pesquisa aponta para a necessidade de metodologias que auxiliem tanto professores como alunos a se integrarem na cultura digital mesmo a partir de ferramentas aparentemente simples, como é o caso de editores de texto