Monitoramento de redes sociais : como quatro empresas de telefonia móvel agem no Fcebook e no Twitter
Resumo
Resumo : Este trabalho aborda o uso das redes sociais facebook e twitter por quatro empresas de telefonia móvel (Claro, Oi, Tim e Vivo), por meio de monitoramento de postagens e interações realizadas em seus correspondentes perfis oficiais disponíveis na internet durante 15 dias. O referencial teórico está relacionado às novas tecnologias, à cibercultura e à web 2.0, além dos aspectos específicos associados às redes sociais e seu uso empresarial. Nesse sentido, ressalta-se que com o surgimento dos novos meios de comunicação e novas tecnologias a sociedade passou por uma reconfiguração, em que qualquer pessoa pode emitir, receber e compartilhar informações. Os principais autores utilizados no embasamento deste trabalho foram: Castells (2000), Comm e Burge (2009), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2010), Lemos (2012), Lévy (1999), Melo Junior (2007) e Recuero (2009). O objetivo foi analisar como as empresas de telefonia móvel se comunicam via facebook e twitter. Saber como elas agem nessas redes sociais, como é o relacionamento com as pessoas que possuem contas nessas páginas web, que curtem/seguem os perfis mencionados, e quais as estratégias de comunicação usadas pelas empresas nesses ambientes on-line