Percepção ambiental para conservação da natureza nas escolas municipais de Campo Largo, Paraná, Brasil
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Data
2014Autor
Santos, Solange Regina Latenek dos
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Resumo: O presente estudo traz resultados da pesquisa de percepção ambiental que foi realizado com educadoras do ensino fundamental I e com alunos do 3° e do 5° ano no município de Campo Largo, Paraná, Brasil. A pesquisa de percepção ambiental objetivou sondar as demandas e o trato do tema conservação da natureza pelas educadoras das 39 escolas, de forma a embasar futuro curso de formação. A pesquisa apontou que 100% das educadoras (403) reconhecem que as áreas naturais trazem benefícios para a população, sendo que 54% referem-se à vegetação quando pensam em áreas naturais, 34% pensam em paz e 12% em locais de lazer. Quanto às práticas pedagógicas, somente 6% realizam aulas em ambientes naturais, principalmente relacionadas ao lazer e recreação; enquanto que 97% desejariam realizá-las, principalmente relacionadas à interpretação do ambiente; 71% reconhecem a existência de áreas naturais próximas à escola, mas utilizam e preferem aquelas estruturadas para visitação, como parques. Sobre Conservação da Natureza, os professores reconhecem a relevância do tema, mas desconhecem o conceito como um todo e o relacionam principalmente às boas práticas ambientais. Os alunos demonstram reconhecer os benefícios relacionados aos serviços ecossistêmicos, mas 26% deles afirmam nunca ter estado em uma floresta, representando o pinheiro do Paraná em 6% dos desenhos analisados, além de demonstrarem estreita relação entre a natureza e as áreas antropizadas como parques e zoológicos. Abstract: The present environmental perception study survey results was conducted with educators from elementary school and students 3° and 5° year in Campo Largo, Paraná, Brazil. The environmental perception survey objective is to understand the demands and the theme of the tract of nature conservation by the educators of the 39 schools in order to enable future training courses. The survey showed that 100% of educators (403) recognize that natural areas provide benefits for the population, and 54% refer to the vegetation when they think of natural areas, 34% refer to peace and 12% to recreational places. As for pedagogical practices, only 6% held classes in natural environments, especially related to leisure and recreation,; while 97% would like to perform them, mainly related to the interpretation of the environment; 71% recognize the existence of natural areas near the school, but use and prefer to visit those infra-structured, such as parks. About nature conservation, teachers recognize the relevance of the theme, but are unaware of the concept as a whole, and are mainly related to good environmental practices. Students demonstrate to recognize the benefits related to ecosystemic services, but 26% of them claim to have never been in a forest, representing the Paraná Pine in 6% of drawings analyzed, as well as showing close relationship between nature and disturbed areas such as parks ad zoos.
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- Análise ambiental [130]