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    Visão sistêmica e holística na ciência : a ressignificação do conceito da vida

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    MONOGRAFIA RAFAELA GRACA SCHEIFFER.pdf (555.3Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Scheiffer, Rafaela Graça
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Entre os séculos XV e XVII, a visão de mundo européia se transformou radicalmente. Galileu Galilei, Francis Bacon, René Descartes e Isaac Newton foram os principais expoentes de uma revolução na qual a ciência modificou radicalmente o modo social de pensar. Nas sociedades modernas, a visão de mundo que construímos está ligada ao paradigma científico. Isto permite entender como o fenômeno da vida é encarado por diferentes visões de mundo, provindas de diferentes paradigmas e quais são os resultados imediatos a nível sócio-ambiental. Na visão mecanicista, a biologia mantêm uma lista de características que distinguem o vivo do não vivo e o reducionismo é apresentado como uma estratégia de estudo. Já o pensamento sistêmico surgiu com o pioneirismo de biólogos que enfatizaram a visão do ser vivo como um todo integrado. Segundo essa última visão, já é possível fazer uma caracterização mais adequada dos seres vivos a partir de critérios como a autopoiese, a cognição e a auto-organização em rede - o foco vai de estruturas e objetos para padrões e processos não materiais, enquanto ocorre uma mudança de foco das partes para o todo. Se optarmos por privilegiar uma abordagem entre várias, estaremos deixando de observar muito do que está ocorrendo no sistema. A crise atual é segundo Capra e Luisi (2014), uma crise de percepção que aponta a incompatibilidade de nossa visão de mundo ultrapassada com nossos problemas complexos e interligados. As soluções são também sistêmicas e podemos encontrálas na natureza, se soubermos olhá-las com olhos sistêmicos. A utilização tanto de ferramentas da ciência convencional quanto de ferramentas holísticas é essencial, mas o holismo é o caminho para se achar novas maneiras de lidar com problemas antigos e deve ser melhor explorado
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/40392
    Collections
    • Bacharelado [1175]

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