• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação para a diversidade com ênfase à educação ambiental
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação para a diversidade com ênfase à educação ambiental
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estudo de caso em três áreas de restinga no litoral do Paraná, como ferramenta de educação ambiental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - TATIANA KRAICZEI.pdf (1.554Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Kraiczei, Tatiana
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Por definição, restinga é o conjunto das comunidades vegetais, fisionomicamente distintas, sob influência marinha e fluvio-marinha. Estas comunidades estão distribuídas em mosaicos, ocorrem em áreas de grande diversidade ecológica, sendo consideradas comunidades edáficas por dependerem mais da natureza do que do clima. A região do litoral do Paraná, no que se refere à este ecossistema, passou e passa por grandes impactos ambientais, pois em muitos locais a vegetação já foi em grande parte suprimida por paisagismo artificial e pela expansão imobiliária. Em outras áreas, visualmente prevalecem as espécies exóticas, dando a impressão que pouco restou de um ambiente original. O trabalho realizado teve como proposta a análise de áreas, escolhidas aleatoriamente, na faixa litorânea do município de Matinhos, para utilizar como ferramenta de educação ambiental. Foram escolhidos três balneários e em cada um, delimitadas três áreas com 1m² cada, fazendo-se a contagem das plantas que ali se desenvolvem e verificar o percentual de espécies nativas e exóticas, bem como verificar os fatores que influenciam no desenvolvimento destas plantas, sejam eles naturais ou antrópicos. O estudo demonstrou o contrário do que se imaginava, pois acreditava-se que em todas as áreas a predominância seria de espécies exóticas, porém não foi o que a pesquisa demonstrou. Por meio de amostragem foi possível verificar que em algumas áreas a incidência maior foi de espécies nativas. Ainda assim, não são todas as áreas que apresentam essa estatística, mas de qualquer modo é preciso preservar as exóticas que também auxiliam na conservação do pouco que resta deste ambiente. Conclui-se a partir do trabalho que houveram algumas iniciativas de preservação por parte do poder público e da comunidade, no entanto, ainda existem diversos fatores que impedem a regeneração e o desenvolvimento das plantas, como abordado no trabalho.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/40189
    Collections
    • Educação para a diversidade com ênfase à educação ambiental [8]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV